Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Witzel libera circulação de pessoas em cidades sem casos confirmados de coronavírus

Confira a lista de cidades sem casos da covid-19

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de abril de 2020 - 15:45
Witzel disse também que pretende estender quarentena até o fim do mês de abril
Witzel disse também que pretende estender quarentena até o fim do mês de abril -

O governador Wilson Witzel (PSC) liberou nesta terça-feira (07) a circulação de pessoas em municípios que ainda não registraram casos confirmados de coronavírus. A medida foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde no Palácio Guanabara. 

Os municípios que vão acabar com o isolamento social terão que assegurar uma "barreira sanitária" para garantir que os moradores não transitem entre cidades vizinhas.  


"Nossa preocupação inicial sempre é preservar vidas, mas precisamos olhar para o futuro, para dar o mínimo de fôlego para as empresas. Fica a critério do prefeito, se ele não sentir seguro", destacou Witzel. "A partir do momento que surge o primeiro caso, a nossa determinação é voltar (ao isolamento). Estamos monitorando isso 24 horas", assegurou. 


Segundo o governador, a lista de das cidades que sairão do isolamento será divulgada em breve, mas adiantou que grande parte delas fica no Norte e Noroeste Fluminense. 


Embora a circulação nestes municípios possa ser retomada, escolas e outros pontos de aglomeração permanecerão fechados.


"Todas as escolas serão mantidas fechadas. A escola é um ponto de aglomeração. A circulação interna tem por objetivo dar fôlego econômico para o município, mas não se permitirá a aglomeração de pessoas", reforçou.


Segundo levantamento da Secretaria de estado da Saúde, 51 cidades do estado ainda não apresentaram casos confirmados do novo coronavírus. São elas: Aperibé, Areal, Armação dos Búzios, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, Italva, Itaocara, Itatiaia, Japeri, Laje do Muriaé, Macuco, Mendes, Miracema, Natividade, Paracambi, Paraty, Paty do Alferes, Pinheral, Piraí, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio Claro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana. São José de Uba, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Silva Jardim, Sumidouro, Trajano de Morais, Varre-Sai e Vassouras. 


Para as cidades com casos confirmados vale o decreto que flexibiliza o funcionamento do comércio no estado. Além dos comércios essenciais, outros podem abrir, desde que funcionem apenas em esquema drive-thru ou entrega a domicílio. 


Witzel também disse que pretende prorrogar as medidas restritivas no estado por mais 15 dias, ou seja, até o final de abril. 

Matérias Relacionadas