Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Grupo de pesquisa da UERJ mapeia infectados pelo Covid-19 em São Gonçalo

Segundo pesquisa, bairros infectados são onde moram maioria dos idosos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de abril de 2020 - 15:06
Segundo pesquisa, bairros infectados são onde moram maioria dos idosos
Segundo pesquisa, bairros infectados são onde moram maioria dos idosos -

Por Thalita Queiroz*

Pesquisadores e alunos do laboratório de estudos de Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em São Gonçalo, criaram mapas e gráficos sobre o avanço do Covid-19 na cidade. Os dados são divulgados diariamente nas redes sociais e site do DAGEOP, a fim de levar para a população informações sobre a concentração do vírus.

A estudante de Geografia da UERJ, Izabela Braz, 22 anos, conta que as aulas estão paralisadas por causa da pandemia, mas que a Universidade está atuando em diferentes áreas para auxiliar nas informações. A estudante explicou como é o processo de coleta desses dados.

“A ideia é acompanhar os casos na medida em que a Prefeitura de São Gonçalo, o Governo do estado do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde forem divulgando informações a respeito da Covid-19. Nós geoespacializamos os caos em São Gonçalo e passamos as informações de forma mais simplificada possível, desta forma, nós acompanhamos o comportamento e propagação desse vírus no município e divulgamos essa localização para que as pessoas mantenham-se em suas casas”, disse ela ressaltando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em manter o isolamento social.

O último boletim divulgado pelo grupo mostra que os bairros onde se concentram os maiores índices da Covid-19 no município de São Gonçalo, são os mesmos onde vivem o maior número de idosos. Lembrando que os idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma, são mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus.

“Com base nos resultados do último censo (2010), elaboramos um mapa espacializando o quantitativo de pessoas acima de 60 anos no município”, diz Izabela. Essas informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto (@dageop.ffp) ou no site https://www.dageop.com.br/

Este estudo é coordenado pelo Prof. Dr. Phillipe Valente Cardoso (UERJ FFP) em conjunto com os alunos, Beatriz Mourão Lopes, Ana Carolyna da Silva Barros, Izabela Braz Bastos, Jonas Ramis e Jully Rackel Mistura.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas