Em combate a fake news, WhatsApp limita encaminhamento de mensagem

Medida foi anunciada nesta terça-feira (7)

Enviado Direto da Redação
O WhatsApp também estuda uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas

O WhatsApp também estuda uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (7), o WhatsApp passa a limitar o encaminhamento de mensagens. A decisão visa diminuir a disseminação de fake news (mensagens falsas) e outras informações inverídicas. Sendo assim, a medida se aplica a textos compartilhados com frequência no aplicativo para Android, iPhone (iOS) e no WhatsApp Web.


O WhatsApp é considerado uma dos principais meios de comunicação para este tipo de postagem, principalmente sobre o novo coronavírus. Com a nova medida, o app vai diminuir a viralidade, além de por limites em como  enviar mensagens.


A restrição de encaminhamento para apenas um contato se aplica às mensagens compartilhadas com frequência. Em 2018, no período eleitoral, o aplicativo também passou a limitar o encaminhamento de mensagens no Brasil e avisar quando o conteúdo era repassado.


O WhatsApp também estuda uma ferramenta de busca de texto de mensagens muito encaminhadas. Nesta, uma mensagem apresenta uma lupa para fazer a pesquisa diretamente no Google. Desta forma, o  usuário é direcionado ao buscador, que irá  exibir resultados que permitam checar a veracidade da mensagem. O recurso está em teste. 

Veja também