Aprenda como fazer, usar e higienizar as máscaras caseiras durante a pandemia
A costureira Leila começou a confeccioná-las em máquinas de costura

Por Thalita Queiroz*
Após a declaração do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na última quarta (1), em que ele passou a recomendar o uso de máscaras para toda a população, as máscaras caseiras se tornaram um novo aliado para o combate ao novo coronavírus. Indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as máscaras descartáveis já estão esgotadas nas farmácias. Já as cirúrgicas e N-95 estão sendo priorizadas para profissionais da saúde.
Diante desse cenário, algumas pessoas deram um jeitinho para se virar como podem, e até mesmo usar da criatividade para confeccioná-las. Há diversas formas de fazer a sua própria máscara, podendo ser montada de um jeito mais simples ou de uma forma mais elaborada, sendo costurada com um máquina de costura ou com linha e agulha.
A costureira Leila Regina Bastos, de 64 anos, moradora de Niterói, faz de um jeito fácil e rápido, para quem tem máquina de costura em casa. Trabalhando com costura criativa desde muito jovem, Leila começou a confeccionar as máscaras para vendê-las. As máscaras são vendidas no valor de R$ 10 reais e são feitas por encomendas.
Porém, a intenção é que todos possam fazer as suas próprias máscaras em casa, já que a recomendação é ficar em quarentena, sem sair de casa. Com a ajuda da costureira, o jornal O SÃO GONÇALO separou dois métodos de confecção para as máscaras caseiras.
Passo a passo: máscara caseira simples
1- Pegue um pedaço quadrado de tecido e dobre ao meio, formando uma dupla camada
2- Pegue dois elásticos e prenda nas duas extremidades do tecido, deixando 4 dedos de sobra
3- Dobre a sobra das extremidades na parte de dentro do tecido
4- Agora é só prender os dois elásticos atrás de cada orelha e usar
Passo a passo: máscara caseira confeccionada em máquina de costura
Materiais:
- Um tecido de 20x20 cm e um um tecido de forro de 20x20 cm
- Dois pedaços de elástico de 15 cm
- Máquina de costura
Como fazer:
1- Use a máquina de costura para unir o pedaço de tecido e o forro
2- Pegue o elástico e coloque na extremidade de cada ponta, costure com a máquina. Corte os excessos que ficarem
3- Costure todas as aberturas da máscara, nas suas extremidades
4- Faça 3 preguinhas nas laterais
5 - Agora é só prender atrás da orelha e usar
Leila está aceitando encomendas de máscaras caseiras confeccionadas com tecido. Para maiores informações entre em contato no número: 21 99296-4881
Veja as orientações dos especialistas da área da saúde
Segundo os especialistas, todas as máscaras de uso caseiro, descartáveis ou de tecido, precisam ser substituídas assim que ficarem com a superfície úmida, geralmente dentro de 2 horas. Uma das indicações é que a confecção dessas máscaras sejam feitas com tecidos a base de algodão, para ter uma melhor capacidade de filtração. O uso do tecido de TNT está sendo comum e não há nenhuma restrição para ele.
Outra indicação de profissionais da área da saúde é de lavar as máscaras de tecido com água e sabão toda vez que forem usadas, e depois de secas, devem ser passadas com ferro quente. Ao retirar a máscara do rosto, é preciso estar com as mãos higienizadas corretamente. Os agentes de saúde fazem um alerta: o uso da máscara não anula as ações constantes de higiene, como lavar as mãos com sabonete líquido constantemente e fazer uso do álcool gel.
*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares