Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Itaboraí conta com atendimento 24h para suspeitas de Covid-19

Porta de entrada exclusiva para atendimentos de casos de coronavírus já está funcionando

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de março de 2020 - 16:00
Imagem ilustrativa da imagem Itaboraí conta com atendimento 24h para suspeitas de Covid-19

A primeira porta de entrada exclusiva para atendimentos de casos de coronavírus foi aberta em Itaboraí, no final da tarde desta última quarta-feira (25) e já começa a funcionar nesta quinta-feira (26), com as portas abertas 24h por dia para receber os casos suspeitos da doença. 

Agora, a Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes, em Nancilândia, se tornou no novo Espaço Covid-19 do município, com a estrutura completa, oferecendo atendimentos com uma equipe de profissionais treinados, prontos para oferecer os cuidados necessários neste período de enfrentamento a pandemia.

O lançamento do novo espaço contou com a presença do prefeito, Dr. Sadinoel Souza; do secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio, da equipe de profissionais responsáveis pela reorganização deste novo Espaço Covid-19, além de representantes da Associação Mahatma Gandhi, responsável pela administração do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior e médicos da unidade de saúde.

“Gostaria de agradecer a todos que se empenharam para entregar essa bela estrutura à população. Foi um trabalho em equipe, feito em um período curto de tempo, buscando dar todo o suporte para a população de Itaboraí. Esperamos que essa porta seja usada o mínimo possível, pois estamos tomando todas as medidas para que esse vírus não atinja os moradores de Itaboraí”, disse o prefeito Dr. Sadinoel Souza, no seu discurso de abertura.

No espaço externo da Policlínica toda uma estrutura de triagem foi montada, para que, dessa forma, em uma área aberta, a circulação de ar fosse maior, evitando a aglomeração de pessoas e uma possível transmissão do vírus. Toda estratégia foi montada pela Secretaria de Saúde de Itaboraí, por meio da equipe municipal de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi.

“Este foi um belo trabalho feito pela minha equipe e queríamos deixar claro que, nesse período, outros serviços desse tipo poderão ser feitos. Há a possibilidade de abrirmos outras unidades para atendimento de casos do coronavírus, precisamos estar a postos para que a qualquer momento possamos abrir mais uma porta de atendimento para cuidados com pacientes infectados com a doença”, falou o secretário de saúde de Itaboraí, Júlio César Ambrósio.

No novo Espaço Covid-19, treze leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI estarão disponíveis e para atender a população uma equipe de profissionais foi treinada e direcionada para estar de plantão no novo espaço. A Secretaria de Saúde disponibilizou para atendimentos 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, maqueiros, agentes sociais, recepcionistas, entre outros essenciais, tão importantes neste momento.

Todo cuidado para reduzir o risco de transmissão neste novo espaço ficará sob responsabilidade da Vigilância Sanitária de Itaboraí. O ambiente onde estarão sendo feitos os atendimentos, passarão pelo processo de esterilização, como prevenção e controle de infecções, três vezes ao dia, o tempo em que permanecer atendendo pacientes suspeitos da doença. Nove agentes estarão envolvidos para manter o espaço adequado aos atendimentos e mantendo a segurança tanto dos pacientes, quanto dos profissionais envolvidos nos atendimentos.

Pensando em disponibilizar o melhor serviço de saúde à população de Itaboraí, a Secretaria de Saúde do município está estudando a possibilidade de utilizar o espaço da Policlínica de Especialidades Médicas vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, para oferecer mais leitos à população que ficar doente pelo coronavírus. No local as consultas foram suspensas, para que a qualquer momento a equipe da secretaria de saúde chegue lá e faça as modificações necessárias, como foi feito na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes, em Nancilândia.

Matérias Relacionadas