Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Oficial da Marinha que comanda navio com 250 tripulantes testa positivo para coronavírus

Oficial Imediato também testou positivo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de março de 2020 - 11:41
Oficial Imediato também testou positivo
Oficial Imediato também testou positivo -

Dois oficiais da Marinha do Brasil, que prestam serviço no navio Almirante Saboia (G25), atracado na Ilha do Mocanguê, no Rio, testaram positivo para o novo coronavírus. Em nota divulgada nesta quarta-feira (25), a Marinha informou que os militares foram afastados de seus cargos e estão em quarentena domiciliar.

Segundo informações da Marinha, os oficiais infectados são o Comandante e o Imediato do navio. Após a informação do contágio, a Marinha informou que iniciou "medidas de descontaminação no navio foram realizadas por meio da Companhia de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da MB, à semelhança do procedimento adotado para os demais navios em operação".

Ainda segundo a Marinha, "todos os militares da tripulação estão sendo monitorados, de acordo com os protocolos previstos". Contudo, de acordo com informações obtidas por O São Gonçalo, seguem trabalhando.

Atualmente, segundo fontes, há cerca de 250 pessoas que prestam serviço no citado navio.

De acordo com denúncias chegadas ao Jornal O São Gonçalo, há, ao menos, mais 33 casos suspeitos o navio. Ainda segundo denúncias, todos os outros navios, que ficam próximos do Almirante Saboia, continuam com seu expediente normal, sem que haja nenhum tipo de proteção aos militares.

Em nota, a Marinha do Brasil informou "que além do Comandante e Imediato, três outros tripulantes do mesmo Navio tiveram os testes para COVID-19 realizados, sendo que dois indicaram negativo e aguarda o resultado para o terceiro. Todos estão sendo mantidos em isolamento e monitorados, de acordo com os protocolos previstos. Além desses casos, em caráter preventivo, trinta e seis militares tiveram recomendação de isolamento domiciliar, por apresentarem algum tipo de sintoma respiratório, ainda que leves. Cabe ressaltar que este número, correspondente a cerca de 15% de sua tripulação, não compromete a capacidade operacional do Navio."

Na mesma nota, a Marinha informou que "quanto ao expediente nas organizações militares subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra, várias medidas vêm sendo adotadas para evitar aglomerações de pessoal, como o licenciamento diário de parte da tripulação; a ampliação do horário de refeições, permitindo a divisão dos comensais em grupos menores e a reprogramação de cursos ou sua realização na modalidade de ensino à distância.

Matérias Relacionadas