Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Niterói fará sanitização na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca

Essa será a primeira comunidade do país a receber a visita dos agentes sanitários

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de março de 2020 - 09:26
Essa será a primeira comunidade do país a receber a visita dos agentes sanitários
Essa será a primeira comunidade do país a receber a visita dos agentes sanitários -

A Vila Ipiranga, no Fonseca, será a primeira comunidade do país a receber a visita de agentes sanitários para a higienização das ruas e vielas contra o coronavírus. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin) escalou 40 profissionais para atuarem na ação em conjunto com a empresa contratada pela Prefeitura de Niterói. O trabalho começará nesta quarta-feira (25) às 9h.

Ao todo, serão 25 agentes de sanitização contratados pela Prefeitura de Niterói percorrendo as ruas e vielas da comunidade. Enquanto isso, a Clin terá 40 profissionais e dois caminhões-pipa com 8 mil litros cada um para espalhar a substância diluída em água pelas ruas da comunidade. O produto quaternário de amônia de quinta geração, que será utilizado pelas equipes, é o mesmo usado pela China para desinfecção das ruas daquele país.

Ação avançou por Icaraí - O trabalho de sanitização das ruas de Icaraí se concentrou nesta terça-feira (24) nas ruas entre a praia e a Avenida Roberto Silveira. Cerca de 12 profissionais reforçaram a ação que visa a eliminar a proliferação do vírus Covid-19 em ambientes comuns da cidade. Utilizando equipamentos de proteção individual, os agentes percorreram as vias principais e transversais aplicando o produto nas calçadas, fachadas de prédios, praças, bancos e pontos de ônibus. 


A substância age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado por até seis meses, dependendo da circulação de pessoas.


O Prefeito Rodrigo Neves destacou o trabalho de combate ao vírus que vem sendo feito na cidade e reforçou a importância da quarenta e do isolamento social.


“Implementamos uma tecnologia que foi muito eficaz nas cidades chinesas que enfrentaram a epidemia. Estamos lutando com todas as forças contra esse vírus e já vemos os resultados. Em Niterói, o aumento dos casos tem sido com menos força do que em cidades vizinhas, mas para que continuemos avançando, é fundamental que as pessoas sigam as recomendações e permaneçam nas suas casas. Só com esforço coletivo vamos eliminar esse vírus”, destacou o prefeito.


O bairro de Icaraí foi o primeiro local a receber a sanitização em Niterói por ser a região da cidade com o maior número de casos suspeitos de Covid-19 até o momento e também o local com concentração mais elevada de moradores com idades a partir de 60 anos.


Apoio popular
 - Acompanhando o trabalho de sanitização da janela do seu apartamento, Mônica Abreu, 55 anos, elogiou a atuação das equipes e disse que está fazendo a sua parte.


“Estou achando excelentes todas as providências que a prefeitura vem tomando na cidade, são medidas fundamentais para que a gente possa derrotar o vírus. Eu também tenho feito minha parte e toda minha família está em quarentena.  Esperamos as outras pessoas tenham essa mesma atitude”, enalteceu


A bióloga Juliana Peixoto afirmou que a baixa circulação aumenta a efetividade do produto.


“Essa ação de sanitização é muito importante, pois age diretamente sobre o vírus. Porém, é fundamental que cada cidadão cuide da sua zona privada também, adotando as medidas de higienização e prevenção. O isolamento social é de extrema importância também, pois a diminuição do trânsito de pessoas nas ruas aumenta a efetividade do nosso produto e garante que não haja a reentrância do vírus na área desinfectada por mais tempo, garantindo a maior eficácia”, alertou a especialista da empresa responsável.

Matérias Relacionadas