Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Cedae contrata 40 novos caminhões-pipa para atender comunidades

A demanda de caminhões teria aumentando para conter o avanço do coronavírus entre a população dessas áreas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de março de 2020 - 16:45
O aumento do uso da água ocorre pela necessidade de procedimentos de higiene mais rigorosos
O aumento do uso da água ocorre pela necessidade de procedimentos de higiene mais rigorosos -

A Cedae está colocando nas ruas esta semana, em caráter emergencial, 40 novos caminhões pipa alugados para atender prioritariamente comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com a medida, a Companhia busca atender com mais urgência localidades que apresentem solicitações de abastecimento e maior demanda por água, em decorrência da necessidade de controle da expansão do coronavírus no Brasil.

Segundo a Cedae, em comunidades da Região Metropolitana, foram realizados 183 atendimentos nos últimos dias. A companhia também ressalta que mantém núcleos permanentes de atendimento no interior das comunidades, em contato direto com moradores e associações. E além disso, pede à população local para não manusear e interferir nos equipamentos da empresa, como registros e bombas, pois podem acarretar prejuízos e desabastecimento de água de outros moradores. 

A Cedae afirma buscar viabilizar junto às prefeituras, associações de moradores e outros entes formas de atuar nas áreas informais, em localidades que não possuem redes de distribuição nem acesso para veículos de maior porte, procurando soluções para o fornecimento de água.

Para o presidente da Cedae, Renato Lima do Espírito Santo, no entanto, neste momento, não cabe apontar culpados pela desordem urbana. "A hora é de agir. As equipes das atividades operacionais da Cedae estão trabalhando e o sistema de abastecimento está operando sem interrupções. A Companhia está ciente de sua responsabilidade em prestar total atendimento às necessidades da população neste difícil momento. Esta semana, mais 40 caminhões pipa reforçarão as ações e estamos buscando atuação com as prefeituras. Qualquer registro de falta d'água está sendo identificado e prontamente atendido", afirma o presidente.

Devido às medidas adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus, houve aumento significativo no consumo domiciliar de água. O aumento do uso da água ocorre pela necessidade de procedimentos de higiene mais rigorosos. Além disso, como as pessoas precisam ficar em casa, o consumo automaticamente aumenta, o que reduz a pressão na rede de abastecimento, principalmente nas áreas localizadas em cotas elevadas.

De acordo com a Cedae, equipes da empresa continuarão prestando atendimento e solicitações podem ser feitas pelo 0800-2821195.

Matérias Relacionadas