Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

‘Série Profissões’: Empreendedora que criou um conceito inovador no seu brechó

Solange Mayerhofer, de 62 anos, sempre gostou de vender histórias em roupas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2020 - 16:21
Solange Mayerhofer abriu um brechó ao lado da sua amiga de infância, Marilene Almeida
Solange Mayerhofer abriu um brechó ao lado da sua amiga de infância, Marilene Almeida -

Por Thalita Queiroz*

Os brechós sempre estiveram no gosto de um determinado público. As avós e as mamães sempre que precisavam recorriam ao local em busca de novas peças de roupas para compor o armário. Mas com a evolução da tecnologia, esses lugares passaram por reinvenções e a tecnologia foi uma das principais responsáveis por tal feito. Nas redes sociais, adolescentes e jovens passaram a mostrar o seu empreendedorismo e estilo e, assim, tiraram um tempinho para vender e comprar roupas usadas.

Antigamente, brechós eram vistos como lugares com artigos antigos, mas hoje as coisas mudaram. A moda dos anos 80 e 90 voltaram com tudo e esses pequenos lugares, pouco procurados, passaram a ganhar destaque. Geralmente os brechós são lugares que vendem roupas mais em conta e nem sempre estão tão novas, mas com a criatividade a solta, calças com jeans surradas podem ser transformadas em peças para lá de estilosas.

A última personagem da série ‘Profissões que Resistem’ vai contar a relação de Solange Mayerhofer com o brechó. Aos 15 anos, ela e sua amiga de infância Marilene Almeida, passaram a frequentar esse tipo de loja. Aos 62 anos, Solange sentiu dentro dela uma vontade de ter um espaço 'fashionista' só para ela. Ela e a amiga começaram vendendo peças de roupas da filha de Marilene. A menina que foi seguir a carreira de modelo na Inglaterra deixou várias roupas no Brasil.

“A gente viu que eram roupas de muito bom gosto e a menina autorizou que a gente vendesse as peças, foi assim que começamos nosso pequeno negócio. Tivemos ajuda de um outro amigo que cedeu um espaço pra gente em cima do seu restaurante”, conta ela que nomeou o brechó de Le Brechic, atualmente localizado na rua ao lado do Clube Mauá, em São Gonçalo.

Sabendo que o brechó estava em alta entre os jovens, a gonçalense Solange começou a estudar e ficar por dentro da moda retrô. “Hoje eu sigo várias blogueiras, acompanho os desfiles, vejo tudo que é tendência no Brasil e no mundo. Muita coisa mudou desde que eu era novinha e comprava em brechó, eu fui me reinventando mesmo”, declara ela.

Além de precisar estar por dentro das novidades da moda, Solange tem um lema que a motiva a ter criado o brechó: a sustentabilidade. “Eu acho incrível essa ideia de repassar peças de roupas, pois elas vêm carregadas de histórias. Além disso você paga muito mais barato por uma coisa que você tem a consciência que não vai ser para sempre”, diz ela.

Solange diz que ela só pensa em viver disso. “Eu amo o Le Brechic, eu amo poder ver um cliente saindo da loja feliz, é muito gratificante esse trabalho. Sei que daqui a pouco os conceitos vão mudar mas a moda sempre vai estar lá”, diz Solange.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas