Rio tem os primeiros casos de transmissão local do coronavírus confirmados
Paciente de 72 anos contraiu o vírus e passou para a esposa, de 68 anos

Os primeiros casos de transmissão local do coronavírus foram confirmados no Rio de Janeiro na manhã desta quinta (12). A informação foi divulgada pelo secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, durante uma entrevista ao programa Bom Dia Rio.
Ele revelou que ontem (11) saiu o resultado do exame de contraprova pela Fiocruz. Um dos pacientes é um homem de 72 anos, morador da cidade do Rio. Ele está em isolamento domiciliar e seu quadro de saúde é estável. Ele contraiu o vírus após participar de um congresso médico na cidade e logo em seguida contaminou a esposa, de 68 anos. No momento são 13 casos confirmados no estado.
Agora o Rio de Janeiro passou para o nível 1 do Plano de Contingência, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual.
Saiba quais são os níveis:
- Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
- Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
- Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.
- Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.
Como prevenir
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Utilizar álcool em gel nas mãos