Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

De virada! Viradouro é bicampeã do Carnaval carioca

Último título da escola foi em 1997

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de fevereiro de 2020 - 18:15
Imagem ilustrativa da imagem De virada! Viradouro é bicampeã do Carnaval carioca

Por Cyntia Fonseca e Tatiane Gomes

A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A Vermelha e Branca de Niterói, que apostou no enredo "Viradouro de alma lavada", conquistou 259.6 pontos, e comemora seu bicampeonato, após 23 anos. O último título da escola niteroiense foi em 1997.

Na quadra, centenas de integrantes já presentes desde cedo nesta quarta-feira de apuração, comemoram o título que não vinha há mais de 20 anos, com muita festa e folia.

Com o enredo assinado pelos carnavalescos Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira, que homenageou o grupo musical baiano A's Ganhadeiras de Itapuã', a Viradouro já havia vencido o Estandarte de Ouro, premiação do jornal O Globo, apelidado de "Oscar do Samba". E agora, o favoritismo da escola de Niterói se consolidou com o título maior do Carnaval carioca.

"A vitória é delas, das mulheres negras empoderadas desse Brasil, de Niterói", comemoraram o casal de carnavalescos estreantes.

Não a toa, os quesitos Bateria, Mestre-sala e porta-bandeira e enredo também receberam nota máxima dos jurados. Na bateria, Mestre Ciça representou a Vermelha e Branca e recebeu aplausos. Também ficaram emocionados nota a nota o casal de mestre-sala e porta-bandeira Julinho e Ruth.

Porém, a disputa foi acirrada com a Grande Rio e a Beija-Flor, que ficaram em segundo e terceiro lugares, com 259.6 e 259.4 pontos. A Mangueira, campeã do ano passado, terminou na 6ª posição, com 258.9 pontos.

A escola volta à Sapucaí no próximo sábado (9) para o Desfile das Campeãs, junto com as outras cinco primeiras colocadas do Grupo Especial: Grande Rio, Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira.

Regras

As regras de 2020 no Grupo Especial ganharam uma novidade em relação às do ano passado. Em 2019, quatro jurados avaliavam cada um dos nove quesitos, e a menor nota era descartada.

Desta vez, foram cinco jurados em nove quesitos, desprezando-se a maior e a menor nota na totalização.

As escolas rebaixadas 

A Estácio de Sá e União da Ilha foram rebaixadas e desfilarão no Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro no ano que vem.  

O desfile da Viradouro

Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, a Viradouro mostrou que já estava consolidada entre a elite do samba carioca. Com samba contagiante, carros luxuosos e componentes animados, levantou a Sapucaí com o enredo “Viradouro de Alma Lavada”.

Matérias Relacionadas