Secretaria de Saúde reforça plano contra coronavírus no estado do Rio

Veja as medidas de prevenção

Enviado Direto da Redação

Foto: Divulgação


Em relação à confirmação dada pelo Ministério da Saúde sobre o caso do novo coronavírus confirmado em São Paulo, o secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, esclarece que o estado do Rio de Janeiro tem um plano de contingência integrado com os 92 municípios e a rede privada de saúde.


A SES-RJ iniciou, desde o início de fevereiro, treinamento adequado aos profissionais de saúde em todo o estado, com notas técnicas atualizadas.


“No dia último dia 17, realizamos um grande workshop com representantes da SES, secretarias municipais de saúde dos 92 municípios, hospitais universitários, hospitais militares e hospitais privados. O objetivo do encontro foi preparar a saúde do estado do Rio antes da chegada do coronovírus”, explica Edmar. 


O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus, conforme planejado. Além disso, a secretaria irá intensificar campanhas de esclarecimento e orientação à população. 


O secretário reitera que a população não precisa se alarmar, mas deve continuar a ter cuidados básicos de prevenção ao contágio. O secretário esclarece que todos os casos suspeitos seguirão protocolos de atendimento preconizados pelo Ministério da Saúde e previstos no plano de contingência da SES.



Medidas de prevenção:


- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

- Evitar ambientes com muita aglomeração

- Utilizar álcool em gel nas mãos



O que fazer em caso de suspeita:


Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus: 


- Cubra o rosto com máscara cirúrgica 

- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima 

- Siga as orientações dos profissionais de saúde 

- Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

Veja também