Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Universidades federais farão greve no dia 18 de março

UFF e Unirio já aderiram à paralisação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de fevereiro de 2020 - 08:35
No 39º Congresso do Andes-SN docentes decidiram montar calendário de lutas
No 39º Congresso do Andes-SN docentes decidiram montar calendário de lutas -

Universidades federais e servidores públicos pretendem realizar uma mobilização nacional no dia 18 de março. O objetivo da paralisação é questionar a reforma administrativa, além da defasagem salarial e precarização do ensino superior e institutos federais, no caso dos docentes.

No último dia 7, aconteceu o 39º Congresso de Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), na qual foi planejado as reivindicações que marcariam a greve em 18 de março.

Das universidades federais do Rio de Janeiro, a UFF e a Unirio já aderiram à paralisação. A UFRJ definirá nos próximos dias. Segundo o presidente do Andes, Antônio Gonçalves, as instituições de ensino vem sofrendo desde 2019 com os cortes de verba destinados à educação. Ele afirmou ainda que a carreira dos docentes está defasada em 33%, sem piso-salarial e data-base.

Universidades estaduais como Uerj, Uenf e Uezo também já confirmaram adesão à mobilização nacional. De acordo com Gonçalves, há possibilidade de a paralisação de 24h se transformar em greve geral a partir do início do ano letivo de 2020. O calendário de mobilizações será montado até 13 de março, durante assembleias de base das universidades.

Matérias Relacionadas