Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Pátio Alcântara arrecada tampinhas para transformar em cadeiras de rodas

As únicas tampinhas aceitas na campanha são as de plástico

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de fevereiro de 2020 - 13:53
As únicas tampinhas aceitas na campanha são as de plástico
As únicas tampinhas aceitas na campanha são as de plástico -

Por Ana Carolina Moraes*

O Pátio Alcântara está realizando a campanha "Rodando com Tampinha", cujo objetivo é reunir o maior número de tampinhas de plástico, como as de refrigerante, por exemplo, para reciclar e transformar elas em cadeiras de rodas para quem precisa. A cada 400 kg de tampinhas nasce uma nova cadeira. O estabelecimento conta com a doação de moradores do município para arrecadar o material. 

A ideia do projeto é resolver dois problemas. O primeiro, é ajudar as pessoas que estão na fila de espera por uma cadeira de rodas na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), que recebe uma demanda de pedidos enorme, mas só consegue atender 50 pessoas por mês, o que faz com que a fila de espera pelo auxílio cresça cada vez mais. O segundo problema, é resolver a questão do descarte errado de resíduos da nossa sociedade, no meio ambiente. O descarte de tampinhas no mar, por exemplo, afeta a vida dos animais aquáticos. 

Com isso, o Pátio Alcântara, que faz parte da rede de shoppings centers chamada Aliansce Sonae, apoiou a ideia. No local, há três postos de coleta do material: o primeiro se localiza próximo ao quiosque de sorvete do Bob's no primeiro piso; o segundo, se localiza próximo a uma lixeira na praça de alimentação e o terceiro posto de coleta se localiza no próximo ao elevador do quarto piso (setor administrativo).

As tampinhas podem ser deixadas nos postos de coleta, no entanto, para quem tiver mais de 30 kg do material, o recomendado é deixar o que for doado no setor de carga e descarga do shopping. Depois de recolhido, o material é encaminhado para o Rio e levado para o grupo que cuida do "Rodando com Tampinha". 

A causa está reunindo diversas pessoas, é o que afirma a moradora do bairro Almerinda, Diomedes Veras, de 54 anos, que, nesta sexta-feira (14) levou cerca de 100 tampinhas para os postos de arrecadação do material no shopping. 

“Eu estava fazendo trilha com um grupo de amigos no Rio, quando vimos um cartaz sobre isso no início do parque. Nesse momento, nossa guia falou para juntarmos as tampinhas. Eu me reuni com o pessoal da igreja e começamos a juntar o material para entregar. No começo, eu não sabia aonde entregar, até que eu vi na internet que entregava aqui", contou. 

Diomedes falou que as mais empenhadas na missão de coletar as tampinhas foram as crianças que se animaram com a ideia de ajudar o próximo. 

"As crianças da igreja e do bairro ficaram animadas e foram as que mais coletaram as tampinhas. Eu acho que o objetivo é nobre e o fato de tirar as tampinhas da rua é legal. Não custa nada. É uma ideia proveitosa em todos os sentidos", afirmou Diomedes. 

Para quem quiser saber mais sobre o assunto e ficar por dentro dos mutirões de arrecadação de tampinhas e da fabricação das cadeiras de roda, basta seguir o projeto no Instagram, através do perfil @rodandocomtampinhas. 

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas