Cervejaria de São Gonçalo cria primeira costela defumada da cidade

O gosto especial se deve aos 12 condimentos

Enviado Direto da Redação

Por Pâmela Dias*


A cada dia que passa uma novidade gastronômica surge entre os gonçalenses. Desta vez, o prato que tem feito sucesso na cidade é a suculenta costela suína defumada da Dois Lados Taproom, primeiro bar especializado em cerveja artesanal da cidade, localizada no Partage Shopping. Pioneira no ramo dos chopp, o estabelecimento também se tornou o primeiro a oferecer esse tipo de produto em São Gonçalo.


O novo prato está no mercado há dois meses e surgiu da ideia de Junior Lessa, cervejeiro e proprietário da Dois Lados, de estudar sobre o processo de defumação artesanal. Após o processo de adaptação do espaço e implementação da receita, o bar pub se tornou o único lugar da cidade a oferecer o serviço.


"Trouxemos essa proposta nova para a cidade. Como já inovamos com a cerveja artesanal, a gente também pensou em combinar com os produtos defumados e, dessa forma, oferecer um combo de sucesso aos cliente", contou Lessa.


De acordo com o cervejeiro, o processo de preparação da costela leva cerca de 5h. A defumação é feita com lenha frutífera de laranjeira, macieira ou goiabeira e segue um procedimento chamado 'low and slow', que quer dizer a fogo 'baixo e devagar'. Esses passos são os responsáveis por trazer a maciez para a carne, deixando-a no ponto certo.


Para deixar o gosto especial, 12 condimentos e especiarias inspirado nas receitas do Sul dos Estados Unidos são usados. A costela suína, depois de defumada, ainda conta com um tempero da casa, que dá a 'cara' da Dois Lados.


A novidade gonçalense é vendida inteira ou pela metade e custa R$ 78,90. Além disso, o estabelecimento aceita encomendas e está criando novos pratos a partir da carne, como o hambúrguer de costela defumada.


Famosa também pelas cervejas artesanais, a cervejaria oferece sugestão de bebidas que são combinadas com cada tempero usado na costela. A indicação de Lessa é provar a Costela Suína Defumada ao Barbecue com a Par ou IPA India Pale Ale, feitos pela casa.


A gonçalense Iane Silva, moradora do Colubandê, frequenta o estabelecimento desde sua inauguração e conta que já provou outros petiscos oferecidos no local, mas que não há tempero igual ao do novo prato da casa.


"A costela é incrível e a finalização do prato é perfeita, porque o tempero da um toque especial. Ela tem uma parte picante e ao mesmo tempo adocicada, e quando combinado com a indicação da cerveja fica sem igual. O preço vale muito", disse.


O Dois Lados Taproom funciona todos os dias, das 10h às 00h, no Partage Shopping, localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo. A costela suína defumada pode ser consumida no local ou encomendada de quinta a domingo.


*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Veja também