Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Guarda ambiental resgata capivara em estacionamento de supermercado em Niterói

Animal foi reintegrado à natureza na área de preservação de Itaipu

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de fevereiro de 2020 - 10:03
Imagem ilustrativa da imagem Guarda ambiental resgata capivara em estacionamento de supermercado em Niterói
Clientes do supermercados Guanabara, no Centro de Niterói, se surpreenderam com um visitante inesperado que estava no estacionamento do local, na última sexta feira (7),  circulando entre os carros: uma capivara.
Com  cerca de 30 quilos, o animal foi resgatado por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói, passou por avaliação e está sendo levado para a Zona de Amortecimento da Serra da Tiririca, em Itaipu, na Região Oceânica.
Os funcionários do supermercado entraram em contato com a Guarda Municipal através do telefone 153, que atende ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Segundo relatos de vigias do supermercado, o animal foi visto pela primeira vez na madrugada desta quinta-feira circulando no gramado do estabelecimento. Como estava escuro, os funcionários acharam que se tratava de um cachorro. Na tarde de sexta feira a capivara foi vista passeando tranquilamente entre os carros no estacionamento.
“Ninguém sabe como ela veio parar aqui. O importante é que ela está bem e sem nenhum machucado e poderá ser reintegrada ao seu habitat natural, um local onde já existem outras de sua espécie", explicou Jociley Pereira, subinspetor da Guarda Ambiental.
A coordenadoria ambiental da Guarda Municipal já resgatou mais de dois mil animais silvestres em Niterói apenas neste ano. Entre as espécies estão às capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, entre outros. Depois de contidos e capturados, os animais passam por uma avaliação e, caso estejam bem, são reintegrados à Unidade de Conservação mais próxima. Em caso de ferimentos ou estado geral debilitado, são encaminhados para instituições parceiras como o Cetas, Centro de Atendimento de Animais Marinhos, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou Instituto Vital Brazil, se for alguma espécie de cobra venenosa.

Matérias Relacionadas