Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Centro de Castração de SG possui mais de 900 animais cadastrados

Veja como se inscrever para o procedimento no seu pet

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de janeiro de 2020 - 15:55
Imagem ilustrativa da imagem Centro de Castração de SG possui mais de 900 animais cadastrados

Diminuição em 90% dos riscos de câncer de mama e próstata; redução do estresse e controle populacional. Esses são alguns dos benefícios vinculados à castração animal, segundo a veterinária Pamela David, da equipe do primeiro Centro Municipal de Castração de pequenos animais de São Gonçalo.

Com uma grande demanda e mais de 900 animais cadastrados na fila de espera para realização do procedimento, o equipamento, localizado no bairro Amendoeira, soma o município a outras grandes cidades, como Rio de Janeiro e Niterói, no grupo de metrópoles que disponibilizam esse serviço de forma gratuita.

"A importância de se ter um centro de castração municipal, além de controlar a população animal de rua, visa também controlar as principais zoonoses. Isso é um grande avanço no controle de prevenção de algumas doenças importantes para a saúde pública no município!", afirmou Márcio Barreiros Fernandes, coordenador da Vigilância Sanitária.

Administrado pelo Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, a unidade é equipada com três containers interligados com recepção, vestiário, sala de pré-operatório, sala de esterilização, sala de antissepsia, sala de cirurgia, sala de pós-operatório, copa e banheiros. Para realizar o agendamento da cirurgia, é preciso ser morador de São Gonçalo e apresentar na ocasião identidade, CPF e comprovante de residência. É permitido até três castrações por CPF. 

São castrados animais a partir dos quatro meses até sete anos. No dia da cirurgia, cada animal passará por uma série de exames como verificação de mucosa, tempo de preenchimento capilar (TPC), aferição de temperatura corporal, estado de carne, avaliação cardíaca, pulmonar e abdominal. Após a triagem, a equipe atesta se é possível realizar o procedimento. Questões como alteração cardíaca e idade avançada são pontuais para a não realização da cirurgia. 

A assistente de faturamento, Alessandra Tavares, de 32 anos, levou a cadela Fani, de nove meses, para realizar o procedimento. O animal passou pela triagem e no mesmo dia foi operado. 

"Conheci o Centro de Castração através de uma reportagem e logo mandei o e-mail e me inscrevi. Sei dos benefícios da castração, a prevenção de doenças, então decidi agendar!", relatou. 

A estudante Evelyn Quintana, de 23 anos, moradora do bairro Trindade, levou o Tomas, de oito meses, para retirar os pontos da cirurgia. Após o procedimento, os animais ficam em observação até que sejam liberados e depois retornam à unidade para avaliação. 

"Eu fiquei sabendo do Centro de Castração pela divulgação e muitos amigos meus também me indicaram. Deu tudo certo na cirurgia do Tomas e agora só voltamos para ele tirar os pontos!", disse. 

Alessandra e Evelyn representam 60% do público que realiza o cadastro e comparece no dia agendado. De acordo com o veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, Rodrigo Calcaterra, 40% dos agendamentos não são concluídos devido ao não comparecimento, ou seja, a cada dez pessoas com cirurgia agendada, apenas quatro comparecem.  

"Sabemos que a nossa demanda é muito grande e não podemos chamar tantas pessoas. Não negamos a demora, entretanto, temos feito o nosso melhor para otimizar as cirurgias e todos serem atendidos. Estamos com a agenda lotada até o final de abril, mas ainda enfrentamos esse número de faltas sem justificativa. Tivemos um caso de uma moradora que fez queixa formal à Ouvidoria relatando não ter recebido a confirmação, e quando verificamos, descobrimos que ela já havia sido chamada e faltou ao agendamento. Os moradores devem estar atentos ao e-mail de notificação!", frisou. 

Os interessados em realizar a castração devem fazer um pré-agendamento enviando um e-mail para centrodecastracaosg@pmsg.rj.gov.br, com nome, CPF e endereço, sendo requisito obrigatório ser morador do município. Os inscritos receberão um e-mail de confirmação com data e horário da realização do agendamento, que será presencial, no Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, localizado no São Gonçalo Shopping, no Boa Vista.

O Centro de Castração fica na Rua Domingo da Costa, s/nº, Amendoeira, São Gonçalo.

Matérias Relacionadas