Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

IPHAN elabora projeto de restauro da Igreja Matriz de Itaboraí

Prefeitura efetiva o tombamento do prédio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de janeiro de 2020 - 09:17
 Prefeitura efetiva o tombamento do prédio
Prefeitura efetiva o tombamento do prédio -

Na manhã da última quinta-feira (23/01), foi celebrada uma missa em ação de graças pelo início dos trabalhos de elaboração do Projeto Executivo de Restauro, e pelo tombamento da Igreja Matriz São João Batista como Patrimônio Cultural Municipal. A elaboração do projeto foi licitada pelo IPHAN e será executada pela empresa Archi 5 Arquitetos Associados.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel esteve presente e agradeceu ao IPHAN, representado pelo superintendente do Rio de Janeiro Manoel Vieira e a superintendente anterior, Monica da Costa, além de falar sobre a importância das obras para os católicos da região.

“Falei com a Monica, assim que fui eleito, que se a gente conseguisse a reforma da igreja onde fui criado, batizado e crismado teria cumprido um dos meus objetivos como prefeito. Muitos podem pensar que isso é pouco, mas a gente sabe a importância dessa paróquia. Essa obra será representativa não apenas para Itaboraí, mas também para o mundo católico”, concluiu o prefeito.

“Essa ação do IPHAN é muito especial porque a Igreja de Itaboraí é uma das mais antigas do interior do nosso estado e pro Iphan é especialmente importante porque garante a conservação desse monumento para as gerações futuras. Ao IPHAN, junto com a prefeitura cabe zelar por esse bem tombado nacionalmente”, falou o superintendente Manoel Vieira.

Nesse sentido a Prefeitura efetivou o tombamento municipal da Igreja para, em parceria com o IPHAN, garantir sua proteção e conservação. O subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Deivid Antunes explicou o processo que será seguido para a restauração.

“O projeto executivo de restauro é a primeira etapa para a restauração. Será feito entre outras ações o mapeamento de danos, orçamentos necessários em 120 dias pela empresa vencedora da licitação do IPHAN. Concomitante a esse processo, a partir do tombamento municipal a prefeitura dará andamento as ações de conservação da igreja. Essa ação garante que Prefeitura tenha a possibilidade jurídica, seguindo as normas e autorização do IPHAN auxiliar nas obras de conservação iniciadas sob fiscalização da Prefeitura e executadas e financiadas pela própria paróquia em dezembro de 2018”, finalizou Deivid Antunes, junto ao Secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza.

“As pessoas precisam saber que na nossa igreja não se pode simplesmente chegar e fazer uma obra da forma que a gente quer. Ela é um patrimônio histórico, cada passo precisa de um projeto com o IPHAN, com o financeiro, tudo feito passo a passo. Alguns já foram dados, como a reabertura da porta principal e agora um passo ainda maior foi dado com esse projeto. Espero que as pessoas tenham paciência, as coisas estão caminhando e nos próximos anos faremos dessa igreja mais bela do que já é”, concluiu o padre Rafael Costa, agradecendo ao IPHAN, ao prefeito e a empresa responsável pelo projeto.

“Essa igreja merece esse cuidado, ela é tri centenária, tem muita história. É realmente muito bom ver que agora esses cuidados serão tomados”, disse Sandra Santos, de 69 anos, frequentadora da paróquia há 10 anos.

Estiveram presentes o secretário municipal de Governo e chefe de gabinete, Jorge Antônio Santos; o controlador geral do município, Joaquim Gama e o controlador geral, Silvio Pinho.

Matérias Relacionadas