Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Hospitais de São Gonçalo e Itaboraí implantam visitas estendidas para pacientes de CTIs

De acordo com estudos, a prática ajuda os pacientes a melhorarem mais rápido

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de janeiro de 2020 - 18:08
Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, está introduzindo a visita estendida
Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo, está introduzindo a visita estendida -

Os Hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo, e João Batista Cáffaro, em Itaboraí, implantaram recentemente mais uma iniciativa para tornar o atendimento ainda mais humanizado. Centradas nas necessidades do paciente e de seus familiares, as unidades ampliaram o horário das visitas nos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) e nas enfermarias de clínica médica.

Segundo os hospitais, as “visitas estendidas” garantiram uma flexibilização total do horário aos familiares (pais, filhos, irmãos e tios), respeitando o momento de higiene, medicação e intervenção médica. O programa foi instalado por uma equipe multiprofissional e envolveu médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

"Uma grande iniciativa. Trabalho das 8 às 16 horas e nunca conseguiria visitar meu sobrinho, que sofreu uma queda, no horário normal de visitas. Mas com este projeto saio do trabalho direto para o hospital. É muito importante esta disponibilidade para nós e para o paciente também", garantiu a comerciária Janaína Lemos.

A prática é comprovada por um estudo conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, que mostrou benefícios de ampliar o tempo de permanência de familiares ao lado de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Além disso, as “visitas estendidas” contribuem com a redução de metade da ocorrência de distúrbio psiquiátrico comum em pacientes hospitalizados.

No Alberto Torres, a visitação aos pacientes do CTI e da clínica médica acontece das 8 às 14h e das 17 às 18h. Já no João Batista Cáffaro a visita estendida tem início às 6h30. Com a implantação do projeto, até dois familiares podem acompanhar o paciente nas unidades, administradas pelo Instituto Lagos Rio.

Matérias Relacionadas