Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil é anunciado em MG

Estado da paciente é clinicamente estável

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de janeiro de 2020 - 16:34
Imagem ilustrativa da imagem Primeiro caso suspeito de coronavírus no Brasil é anunciado em MG

O primeiro caso de suspeita de infecção pelo coronavírus no Brasil acaba de ser divulgado pela Secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (22). Uma brasileira de 35 anos que viajou a Xangai, na China, foi internada ontem terça-feira em Belo Horizonte com suspeita da doença, que já deixou 17 mortes no país asiático. 

Segundo o órgão, a paciente desembarcou na capital mineira no último dia 18 com sintomas respiratórios que seriam compatíveis com a pneumonia misteriosa causada pela nova cepa de vírus na Ásia. Ela teria informado os médicos que não esteve em Wuhan, megalópole chinesa que está no epicentro do surto, nem entrado em contato com pessoas suspeitas. As informações foram veiculadas inicialmente pelo O Globo.

As autoridades de saúde mineiras identificaram o caso em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Belo Horizonte, e a brasileira foi transferida para o Hospital Eduardo de Menezes, também na capital. O estado de saúde dela seria "clinicamente estável", ainda segundo a nota da secretaria de Saúde.

A nova cepa pertence à mesma família de vírus que foi responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Na China, quase 1,4 mil pessoas estão sob observação.

"O caso foi notificado como suspeito. Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo coronavírus, que é microorganismo de alerta sanitário internacional, considerando o potencial pandêmico com alto risco à vida e impacto assistencial", afirmou o governo de Minas Gerais em um trecho do comunicado.

Matérias Relacionadas