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Estudantes do Rio criam espetáculo interativo para ensinar Física

Apresentação despertou o interesse dos alunos para os conteúdos da disciplina

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de janeiro de 2020 - 16:12
Imagem ilustrativa da imagem Estudantes do Rio criam espetáculo interativo para ensinar Física

Um levantamento realizado pelo AppProva, plataforma de auxílio de estudos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado pelo Inep entre os anos de 2009 e 2014, revela que os alunos têm mais dificuldades em ciências exatas do que nas demais disciplinas: as taxas de acerto para questões de Física, Química e Matemática estão abaixo de 30%.

Essa situação também era uma realidade no Colégio Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, mas começou a mudar quando um professor de física reuniu estudantes do 2°e 3º ano do Ensino Médio e os convidou para pensaram, juntos, em novas formas de estudar esses conteúdos. E a solução criada pelos alunos veio por meio do “Show de Física”, um dos finalistas da 5ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Após o questionamento do educador, os jovens se empolgaram com o desafio de pensar em formas para democratizar esse conhecimento fundamental. Concluíram que um espetáculo interativo, em que os conteúdos teóricos e práticos sobre a disciplina pudessem ser apresentados de forma multimídia, com apresentações de teatro, música, danças, chamaria a atenção da comunidade escolar.

Além das matérias exatas, os alunos incluíram nas apresentações conhecimentos sobre cientistas - mulheres e negros - que geralmente não são citados durante as aulas regulares. Na primeira “aula interativa”, os jovens professores conquistaram a atenção dos colegas: uma cama de pregos foi usada para falar sobre a aplicabilidade do conceito de pressão e experimentos interativos foram apresentados para explicar equações.

Com o sucesso e aderência das turmas, o “Show”, em atividade desde 2013, se tornou um projeto de extensão escolar e o método já foi compartilhado em outras escolas do estado e apresentado em universidades e eventos científicos, sendo contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além de melhorar o aprendizado nas disciplinas de exatas, a iniciativa também contribui com o desenvolvimento de outras habilidades e competências, como falar em público e trabalhar em equipe, promovendo reflexões sobre novas alternativas de ensino e incentiva o combate à discriminação étnica e de gênero no meio científico.

Inscrições para o Desafio 2020

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade? Em breve começam as inscrições para a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. É possível conhecer as histórias dessas iniciativas nas redes sociais do programa e em seu site, onde também há um material de apoio ao educador que pode contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

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