Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Alunos podem ficar sem vagas em escolas municipais de São Gonçalo

A um dia da efetivação de matrículas, alunos de SG vivem incerteza

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de janeiro de 2020 - 12:23
Muitas crianças e jovens não foram remanejados nos colégios selecionados
Muitas crianças e jovens não foram remanejados nos colégios selecionados -

Por Pâmela Dias*

Faltando apenas um dia para o início da efetivação da matrícula dos alunos novos nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de São Gonçalo e dos alunos remanejados entre unidades desta rede, pais alegam  pouco interesse da prefeitura com a falta de vagas nas escolas. Segundo eles, muitas crianças e jovens não foram remanejados nos colégios selecionados e não é garantido que sobrem vagas para todos que ficaram sem.O resultado da pré-matrícula online, que ocorreu no mês de dezembro, foi divulgado nesta segunda-feira (13), no site da Prefeitura de São Gonçalo.

Ana Kristiane Santos, uma das mães que passa pela situação, contou ao O SÃO GONÇALO que, após ver que seu filho, de 4 anos, não foi remanejado em nenhuma escola do município, recorreu ao Conselho Tutelar para se informar sobre as medidas que precisam ser tomadas.

De acordo com ela, o órgão informou que os responsáveis dos alunos que não foram contemplados devem comparecer no dia 24 de janeiro à escola de seu interesse e, caso não haja vagas, devem recorrer à Secretaria de Educação e ao Conselho Tutelar, nesta ordem.

“Ao buscar ajuda no Conselho Tutelar, foi me passado que, caso eu não consiga uma vaga, eles não vão direcionar meu filho para uma das escolas que eu quero, que é a Margarida Rosa Marques Galvão ou a Professora Aurelina Dias Cavalcanti, em Amendoeira, mas sim para a que eles escolherem. Mas, muitas vezes, isso fica inviável porque é longe, tem que pegar ônibus”, disse ela.

Maria do Nascimento, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) de São Gonçalo, explicou que houve uma pré-matrícula online e quem não foi contemplado deve ir até a escola desejada para tentar uma vaga, mas nada é garantido. 

"Se após recorrerem à Secretaria da Educação não tiverem respostas, os pais devem procurar a promotora Marcele Navega, que cuida da Tutela da Educação no Ministério Público. A indicação é fazer um relatório contanto o ocorrido, junto à promotora, para que, dessa forma, o problema seja solucionado", explicou.

Em nota a Prefeitura de São Gonçalo informou, através da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, que o período de inscrição online para as vagas nas escolas já terminou. "Agora estaremos religando a inscrição presencial diretamente nas unidades escolares, para quem não conseguiu vaga. Esclarece ainda, que estamos ampliando o número de vagas nas escolas para atender a toda a demanda”.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas