Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

SG inicia limpeza do Rio Imbuaçu para prevenir enchentes no verão

Serão 880 metros de limpeza

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de janeiro de 2020 - 16:21
Serão 880 metros de limpeza
Serão 880 metros de limpeza -

Com o objetivo de melhorar o saneamento básico e prevenir enchentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, através do Departamento de Recursos Hídricos, está realizando a limpeza de um trecho do Rio Imboaçú, bacia que possui diversos afluentes no município. Com o total de 880 metros, a ação contempla o bairro Engenho Pequeno, desde a Estrada da Tenda até a Estrada da Carioca.

“Nós fazemos uma programação para atender as demandas do município e temos um mapa que tem lançado todos os serviços executados, quando analisamos essa região. Assim, fizemos a limpeza com capina e retirada da vegetação acumulada às margens, melhorando o escoamento e fluxo das águas do rio. Há uma recomendação que os rios, canais e córregos, ao serem limpos, não se pode retirar toda a parte da vegetação do entorno. Nós tiramos o excesso e limpamos a maioria dos trechos, utilizando a foice, a enxada, o garfo e o ancinho. Nosso objetivo é melhorar o cotiano da população local e revitalizar a região da cachoeira que já foi considerada um ponto histórico no município’, explica Roberto Quintanilha, coordenador do Departamento de Recursos Hídricos.

O cronograma de limpeza conta com oito localidades, mais especificamente na Estrada da Tenda, Rua Sérgio Cardoso, Rua João Gomes Cruz, Rua Waldir dos Santos, Rua Aidea Barreto do Couto, Rua Wanderlei Cruz, Rua Mariza Coelho e finalizando na Estrada da Carioca, todas no Engenho Pequeno.

Um dos destaques do trabalho é a existência de uma cachoeira que deságua dos afluentes que vem do bairro Zumbi. Na ação é possível observar a coloração da água bem mais limpa que anteriormente.

Moradora há mais de 50 anos da região, Vandete Maria da Silva, de 77 anos, afirma que está muito satisfeita com essa atenção especial que a região está recebendo. “No passado aqui onde fica a cachoeira era considerada um ponto turístico por muitas pessoas, vinham até excursões para cá para conhecer as águas. Com o tempo a poluição e a urbanização foi deteriorando o local. Essa ação da Prefeitura é ótima, pois a água se encontra bem mais limpa, o que ajuda a não aumentar muito o nível do rio nos dias de chuvas e causar enchentes”, declara a aposentada.

Matérias Relacionadas