Fumaça dos incêndios da Austrália deve cobrir parte do Brasil nessa terça-feira
A coluna de fumaça deve alcançar o Rio grande do Sul e seguirá o fluxo de ar leste a oeste

Imagens de satélite da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA), dos Estados Unidos, identificaram nessa segunda-feira (6) o fenômeno, que deve chegar ao Brasil nesta terça (7). A coluna da fumaça oriunda dos incêndios na Austrália passará pelo Rio Grande do Sul, e seguirá o fluxo de ar que corre no sentido leste a oeste.
O Climatempo informou que a fumaça não irá alterar o regime de chuvas ou a temperatura, mas poderá ser vista ao pôr do sol tomando uma tonalidade avermelhada no céu.
A trajetória dos ventos está “varrendo” a fumaça dos incêndios na Austrália para a América do Sul, e com ela vem a contaminação e os riscos para o território brasileiro. Acredita-se que o fenômeno possa contaminar reservatórios de água, açudes e provocar chuvas ácidas durante seu percurso, e com isso infectar também o solo.
Os incêndios na Austrália começaram em setembro de 2019, e desde então o país vem enfrentando um dos mais fortes incêndios florestas de sua história. O fenômeno é causado pela combinação entre pouca chuva, temperaturas acima de 40 º C e fortes ventos.
Estima-se que cerca de 8 milhões de hectares foram atingidos pelos incêndios e muitos foram atingidos pelo fenômeno, tanto pessoas quanto animais.