Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Fiéis preparam festejos em comemoração ao dia de São Gonçalo de Amarante

No dia do padroeiro da cidade de SG é feriado municipal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de janeiro de 2020 - 14:05
Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante
Igreja Matriz São Gonçalo de Amarante -

Por Pâmela Dias

Nesta sexta-feira (10), a cidade de São Gonçalo celebra o dia de seu padroeiro, São Gonçalo de Amarante. A data, que se tornou feriado municipal há exatos 10 anos, mobilizou a Igreja Matriz, no bairro Zé Garoto, e os milhares de fiéis a realizarem festejos religiosos em devoção ao santo que deu nome à cidade.

De acordo com o pároco da Matriz, André Luís Bastos Siqueira, os preparativos para a festa acontecem de várias formas, entre elas “a mobilização das pessoas para a equipe de trabalho, divulgar a programação da festa e preparar o Tríduo nas noites de terça a quinta-feira, às 19h”.

Este ano, a festa de São Gonçalo começa na sexta-feira e se prolonga até o domingo (12). No dia do padroeiro, as comemorações começam às 8h, com a Santa Missa, e às 18h30 acontece a procissão com a imagem do padroeiro, saindo da Praça do Zé Garoto em direção à paróquia. Às 19h30 será celebrada a missa e, em seguida, haverá show da Comunidade Divina Luz.

No sábado (11), os fiéis se reúnem na Matriz às 18h para celebração da Santa Missa e, em seguida, aproveitam o show da Banda Zero Hora. Para finalizar a festividade, no domingo, além da missa às 19h30, haverá show de MPB com Sheila de Sá.

São Gonçalo é um santo que, apesar de não canonizado, é exemplo de fé para inúmeros gonçalenses. Segundo o padre André Luís, o padroeiro é uma figura motivadora, capaz de ensinar o caminho da perseverança. 

“Os Santos são pessoas normais que vivem intensamente a fé católica, como discípulo de Jesus. Eles seguem como exemplo e motivação para que nós também possamos segui-lo. Então, São Gonçalo de Amarante é essa figura exemplar e motivadora para os devotos. Além de ser uma pessoa no céu, junto à Jesus, que pode interceder por nós”, disse o pároco.

História - São Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal, e sempre foi reconhecido por sua vida devota ao sacerdócio e à comunidade. 

Após se tornar padre, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio. Quando retornou à Portugal, passou a viver como eremita, na região de Amarante. 

São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto), em sua cabana de orações, mesmo lugar onde foi sepultado. Desde então, no local foi construído um mosteiro em homenagem à sua alma.

Ainda hoje, o sacerdote é muito conhecido como o Santo protetor dos ossos e Santo casamenteiro, devido à alguns milagres realizados por meio de sua fé e intercessão. A tradição conta que quem toca em seu túmulo tem a bênção de ter um casamento feliz e próspero.

Além disso, São Gonçalo também é considerado o padroeiro dos violeiros. Por gostar muito de dança e moda de viola, e ainda saber tocar guitarra portuguesa, ele uniu suas paixões: propagou a Palavra de Deus através da música.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas