Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Réveillon: Confira as tendências de moda para a virada e para 2020

Looks monocromáticos, acessórios minimalistas e reutilização de peças são os destaques

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de dezembro de 2019 - 17:03
A tradição do branco vem dando espaço às roupas coloridas
A tradição do branco vem dando espaço às roupas coloridas -

Por Pâmela Dias*

Pular 7 ondas, guardar sementes de romã na carteira, usar roupas novas. O fim de ano é a época de apostar em simpatias e uma das mais tradicionais superstições é escolher uma cor e usá-la na roupa para representar os desejos para o próximo ano. 

Passar a virada de branco é tradição desde os anos 70, mas a forma como percebemos os sentimentos através das cores fez com que muitos trocassem o básico pelo colorido. O estilista Bruno Sales, de 22 anos, conta que novos tempos pedem novas tradições e a moda se adapta a esses momentos.

“É muito válido fugir da tradição. Então é legal começar esse novo ano com uma cor diferente. Apostar no look de uma cor só é perfeito, por exemplo, a roupa toda verde ou toda vermelha. O monocromático está super em alta em várias semanas de moda, principalmente na semana de moda de São Paulo. Então, além de passar a virada com estilo, dá para associar as cores aos desejos como o verde da esperança, o vermelho da paixão e amarelo que simboliza dinheiro”, explicou ele.

A técnica em enfermagem Beatriz de Souza, de 21 anos, é uma das que seguem a tradição do Réveillon: roupa branca todos os anos. No entanto, a crise financeira enfrentada em 2019 fez com que ela mudasse de ideia e apostasse no amarelo para a virada.

“Nos outros anos, eu passei de branco porque nunca precisei tanto de dinheiro. Esse ano eu vou investir até na maquiagem amarela para ver se resolve a minha situação financeira”, contou.

Quanto aos acessórios para complementar a roupa da festa, a dica da vez é seguir o ditado ‘menos é mais’. De acordo com Sales, os acessórios maxis já estão ultrapassados e o estilo proposto pelas feiras de moda e estilistas é apostar em colares, brincos e anéis minimalistas.

“O ideal é apostar em acessórios minimalistas, que não briguem com a roupa que você está usando. Ele tem que apenas complementar e trazer um ponto de brilho para o look. Esse estilo está sendo tendência também no exterior, onde até bolsas minis estão sendo feitas nas feiras de moda”, sugeriu o estilista.

Dicas para Réveillon na praia

Muitos cariocas e turistas decidem passar a virada do ano nas praias do Rio de Janeiro para apreciar a natureza e aproveitar os festejos curtindo shows, a queima de fogos, os amigos e a família. Mas, momentos ao ar livre pedem roupas mais leves e descontraídas, diferente dos lugares mais fechados, onde roupas mais sociais combinam com a ocasião.

De acordo com Sales, roupas com tecido de linho são tendências para esse verão, assim como a cor Neo Mint (tom de verde) e o Classic Blue (tom de azul), que é a cor para o ano de 2020.

“Na praia é legal usar uma roupa mais confortável, pois tem areia, eventualmente as pessoas querem entrar no mar, então é bom uma roupa mais confortável, mais ampla. Uma grande aposta que está em alta no verão é o linho. Ele é um tecido extremamente confortável, fresquinho e perfeito para passar o Réveillon na praia”, aconselhou.

A moda reciclável

A preocupação do brasileiro em se preparar para as festas do fim de ano é grande, mas o que mais precisa ser levado em consideração nesta época do ano é o bolso. O Natal e o Ano Novo são datas comemorativas que movimentam a economia do país e um dos fatores é o pensamento: ‘ano novo, roupa nova’. No entanto, a reutilização e reformulação de peças escondidas no guarda-roupa podem ser uma saída para quem está com saldo negativo ou quer reduzir o consumo.

Em 2019, o tema sustentabilidade foi amplamente debatido, principalmente no mundo da moda. Sendo assim, o conselho do estilista Bruno Sales é encerrar este ano e entrar na nova década com esse novo pensamento de mais reutilização e menos consumo. Segundo ele, a moda pratica a reciclagem ao retornar com peças de décadas anteriores e ressignificá-las na atualidade. 

“A moda está nesse momento de trazer tendências repensadas. Isso sempre aconteceu, mas agora numa velocidade bem maior. Hoje, a todo tempo temos tendências dos anos 80, 90 e 2000 voltando. Então estamos no momento de revirar o armário, pegar aquela peça que não usamos há anos e repensar uma maneira de vesti-la. O seu look é composto pelo jeito que você apresenta as peças e muda a maneira de apresentá-las, seja dobrando a barra, usando a camisa aberta ou escondendo a gola da camisa para dentro”, disse.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas