Niterói segue em estágio de atenção nesta terça-feira (24)

Em caso de emergência basta ligar

Enviado Direto da Redação
Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Foto: Kiko Charret

A Defesa Civil de Niterói informa que a cidade está em estágio de atenção desde a noite do último domingo (22). Depois de dois temporais, na noite de ontem e na tarde desta segunda-feira (23), nenhuma sirene precisou ser acionada no município. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.


As localidades do Caramujo e Barreto registraram os maiores acumulados pluviométricos com 44,4 mm e 21,4 mm, respectivamente, em 15 minutos de chuva ontem (23). A Defesa Civil registrou três ocorrências sem feridos. As equipes foram nos bairros do Caramujo e na Teixeira de Freitas, no Fonseca, para avaliar a situação.


No Morro da Chácara, no Centro da Cidade, houve um desabamento parcial de terra que chegou a atingir uma casa. Cinco pessoas da mesma família ficaram desabrigadas. A Defesa Civil já havia interditado parcialmente o imóvel. Agentes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos acompanham desde cedo a família que se recusou a ir para um abrigo municipal e optou por ficar em um local disponibilizado pela Associação de Moradores. Eles receberam alimentos e cestas básicas dos assistentes sociais e foram cadastrados para se habilitarem receber o benefício assistencial que a prefeitura paga a desabrigados.


Pontos de alagamentos foram observados nas ruas Manoel De Abreu, Almirante Tefé, Estrada Caetano Monteiro, Rua General Castrioto, Jansen de Melo, Alameda São Boaventura, Rua Lopes Trovão com Ministro Otávio Kelly, Roberto Silveira esquina com Presidente Backer.


Após a passagem de uma frente fria que provocou chuvas fortes e raios, o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil informou que nesta terça (24), o tempo segue instável devido a áreas de instabilidade. Assim, o predomínio será de céu nublado, com chuva moderada, principalmente no período da manhã e tarde. A partir da noite, a previsão é de redução da intensidade, passando a chuva fraca.  Os ventos estarão moderados e as temperaturas estáveis.


A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.


Em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso: os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros. As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar. Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Segundo a Prefeitura de Niterói, desde 2013, o órgão público fez aproximadamente 70 obras de contenção de encostas, entregou mais de 2.400 casas populares e está desenvolvendo um trabalho específico, focado em áreas de alto risco geológico. Foram investidos mais de R$ 300 milhões em contenção de encostas.

Veja também