Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Projeto Verão: especialistas dão dicas de como emagrecer de forma saudável

Exercícios e tratamentos estéticos são aliados nessa conquista

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de dezembro de 2019 - 10:01
Exercícios e tratamentos estéticos são aliados nessa conquista
Exercícios e tratamentos estéticos são aliados nessa conquista -

Por Pâmela Dias*

O verão começa neste domingo (22), mas já vem dando as caras no final da primavera. As temperaturas no Rio estão atingindo a casa dos 40ºC e tudo o que o carioca quer é curtir uma praia ou piscina com a família e amigos. E então, é dada a largada no ‘Projeto Verão’: a busca animada por academias e procedimentos estéticos que ajudarão a reduzir as indesejadas gordurinhas localizadas.

Ter o corpo definido é o desejo de muitos brasileiros nesta época do ano. No verão, é comum ver as academias e clínicas de estética cheias de clientes buscando tratamentos que aceleram o processo de emagrecimento. 

Pensando nisso, o centro de estética e beleza Carpe Diem in Rio, localizado em Nova Cidade, em São Gonçalo, montou o combo 'Xô, gordura localizada' e 'Xô, celulite', lançado especialmente para esse período do ano.

“O tratamento mais procurado é o que trata a celulite e a gordura localizada e produtos ortomoleculares que auxiliam o organismo a eliminar toxinas, melhorando o funcionamento do corpo. Este protocolo combate a celulite, flacidez e a gordura localizada”, explicou a esteticista Juliana Corrêa, de 28 anos.

Os procedimentos são realizados de acordo com as individualidades de cada cliente, assim como geram diferentes efeitos dependendo de como o organismo de cada um reage. De acordo com a esteticista, os resultados aparecem logo na primeira sessão e, quando o tratamento é feito duas vezes na semana, trazem resultados mais eficazes.

Segundo a personal trainer, Julyane Oliveira, neste período que se estende até o Carnaval, o fluxo de alunos nas academias aumenta em torno de 30% a 40%, devido a busca rápida de um corpo mais harmônico para aproveitar o verão.Mas diferente do emagrecimento rápido proporcionado pelas clínicas, as academias não produzem resultados significativos em poucos meses.

O educador físico da Academia Halternativa, Welton Carlos dos Santos, de 32 anos, conta que as atividades mais procuradas são o treino funcional, as aulas de abdômen e musculação, que dão maior resultado a curto prazo. No entanto, ele explica que o mais indicado para quem quer passar o verão com o corpo definido e livre de gorduras é estabelecer pequenas metas durante o ano para que o organismo perceba as mudanças e produza resultados.

“Para conseguir um corpo sarado é preciso que o treino seja constante, alinhado com uma boa alimentação e descanso, para que não ocorra o “overtraining”, que é a fadiga muscular provocada pelo excesso de exercício físico”, afirmou o educador físico.

Segundo Welton, o corpo leva de seis a dez semanas para se adaptar a rotina de exercícios físicos. Para sentir menos dor no início do processo, ele indica que o iniciante faça bastante alongamento e não treine a mesma musculatura exercitada no dia anterior, respeitando o intervalo de descanso que o organismo necessita.

Alguns cuidados são necessários 

No entanto, vale lembrar que a busca pelo corpo definido para o verão requer cuidados e acompanhamento médico para saber quais os limites do corpo e não transformar os benefícios da atividade física em malefícios à saúde. O ortopedista e traumatologista da Policlínica Centrodador.com, Adalberto Caveari, dá dicas de como agir no antes e depois dos treinos para ter um resultado mais duradouro.

 “ Se você retorna com muito ímpeto, muito provável ter dores musculares que podem ser leves, médias (requerendo um intervalo de 2 ou 3 dias para alívio) e de grave intensidade (que é quando o médico ortopedista ou fisiatra deve ser procurado)”, explica Caveari.

No caso de medicações (se elas forem indispensáveis e receitadas), os analgésicos são os mais indicados que os anti-inflamatórios.

"  O melhor  é sempre a recuperação natural, com os devidos intervalos e os treinos praticados de forma gradual e progressiva", explicou o médico . 

Serviços : 

Academia Halternativa

R. Doutor Alfredo Backer, 435, Mutondo. 

 Próximo PMERJ - 7º BPM - São Gonçalo

Carpe Diem in Rio

Rua  Doutor Nilo Peçanha, 1027 - Nova Cidade, São Gonçalo

Policlínica Centrodador.com 

Rua Gavião Peixoto, 340, Icaraí - 2610-3338

Rua Nestor Pinto Alves, 131, 3° andar,  em Alcântara. 3708-2289

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas