Chocotones e panetones: entenda tudo sobre os doces de natal
Conheça a Roman Passion, a Nah Doceria e Culinária Hipster

Por Ana Carolina Moraes*
O Natal é a época do ano de celebrar com a família e comer diversas delícias. Os doces mais famosos desta época do ano são o chocotone e o panetone, mas nem todos sabem ou têm tempo para fazer estas guloseimas. Como uma forma de tornar a vida das pessoas mais práticas no Natal, algumas empresas optam por vender os chocotones e panetones, o que acaba sendo uma opção rentável para as ceias de diversas famílias.
Este é o caso de Júlia Araujo Velasco Roman, de 23 anos, que é dona da loja Roman Passion. A jovem empreendedora começou a vender chocolates na faculdade há cinco anos e não tinha ideia do quanto seu negócio cresceria. “Comecei a vender trufas na faculdade. No começo, era somente uma fonte de renda. Com o passar dos anos, comecei a vender outros produtos também, um deles foram os chocotones recheados e desde então não parei mais. Depois da época de Natal, muitas pessoas continuam me procurando para comprar chocotones. E então no início desse ano, quando eu comecei a fazer estágio, notei o quanto sentia falta de produzir os chocolates. E não poderia deixar esse amor escapar. Foi então que surgiu a oportunidade de inaugurar a fábrica de chocolates”, contou a moça que inaugurou sua empresa no dia 19 de outubro deste ano.
Além do chocotone, Júlia também vende brownies, pães de mel, palha italiana, bombons e cones recheados, entre outras coisas. A jovem afirma que seus produtos têm um diferencial:
“É colocar paixão e carinho por tudo que eu faço. Para que as pessoas que comam os produtos possam sentir a harmonia e a paixão com que fazemos os produtos. Como meu nome, Roman Passion já diz, é ter paixão e zelo para que nossos clientes sempre saiam satisfeitos com a qualidade e se sintam felizes ao ver nosso amor pelo que fazemos”, contou Júlia, que também faz kits especiais de encomenda, misturando alguns de seus produtos em uma cesta.
A comerciante acredita que a venda de chocotones nesta época do ano pode ser lucrativa. “A procura está maior atualmente pelos chocotone recheados. E vale ressaltar que nos últimos anos tem crescido demais. O porque disso é que acredito que as pessoas têm preferido os produtos caseiros, mais naturais, com sabores marcantes e mais impactantes”, afirmou Júlia.
Os preços dos produtos da Roman Passion variam de R$17,99 a R$ 49,99. Eles podem ser encomendados pelo Whatsapp, através do número (21) 994570859, pelas redes sociais da marca (instagram: @romanpassio.chocolateria/ facebook Roman Passion Chocolateria) ou na própria loja da marca, localizada na Rua Adelaide Lima 497, Loja, em Alcântara. A empresa entrega por São Gonçalo e Niterói.
Outra pessoa que também apostou na venda de Chocotones nesta época do ano foi Nathalia Martins, de 40 anos. A empreendedora é dona da marca Nah Doceria, que vende bolos, brownies, bolos de pote, pães de mel, palhas italianas, bombons e alguns outros doces a partir de R$ 20. Ela lembra que resolveu investir na empresa na Páscoa deste ano.
"Minha marca começou pela minha paixão em fazer doces, estudar e testar receitas sempre elogiadas e aprovadas por quem experimentava. Então, nessa Páscoa resolvi empreender e a Doceria tem sido um sucesso principalmente nas datas comemorativas, quando ofertamos lindas e deliciosas opções de presentes e sobremesas. Comecei a vender panetones por ser um produto característico do natal e ter bastante procura”, afirmou Nathalia.
A comerciante afirma que o seu diferencial está nos detalhes e na preocupação com o cliente. “Acredito que usar produtos de qualidade, estar sempre estudando e me atualizando, além da preocupação com detalhes e ouvir o que o meu cliente quer, seja o meu diferencial”, disse a Nathalia.
A empreendedora acredita que a venda de chocotones pode ser sim uma opção rentável. "Há muitos natais, a venda de panetones artesanais são uma boa opção de renda extra", afirmou ela.
Para comprar os doces da Nah Doceria, basta fazer os pedidos por Whatsapp, através do número (021) 99105-0405, ou pelas redes sociais da marca (o Instagram é @nah.doceria e o Facebook é Nah Doceria). A empresa entrega em Niterói e São Gonçalo.
Além do chocotone, no entanto, existe o tradicional panetone, que também é um produto típico desta época do ano. Três jovens que resolveram investir neste mercado recentemente foram Nicolas Maforte, Ana Beatriz Xavier Mendes e Marcos Vinicius dos Santos, todos de 22 anos. Os universitários abriram a empresa Culinária Hipster há oito meses.
No começo, eles vendiam apenas brownies, mas o negócio foi crescendo. “Eu já vendia brownie, cookie, salgados (pão de batata, hambúrguer de forno), pães e alguns produtos veganos, entre outras coisas. E resolvemos ver a tendência de mercado e o panetone em si é uma marca representativa do natal, e aí que eu comecei a vender”, contou Nicolas.
Nicolas explica a principal diferença entre o panetone e o chocotone. “Panetone é uma massa fermentada, italiana, de pão, com gemas e frutas cristalizadas. É uma figura de representação do natal. A diferença para o chocotone é que se tira as frutas cristalizadas e coloca o recheio de chocolate”, disse o empreendedor.
Nicolas faz alguns panetones com diferentes recheios, como os tradicionais (com frutas cristalizadas), os trufados (com recheio de prestígio, romeu e julieta e bem casado) e os gourmets (com chocolate e nozes, ninho com nutella, sonho de valsa e floresta negra). Os preços dos panetones variam de R$ 25 (o mais básico) até R$ 65.
“Com a Culinária Hipster, estamos tentando criar um segmento gourmet, mas não com algo só gastronômico, estamos tentando trazer uma representatividade para grupos que sofrem intolerância, como de gênero, de raça, de religião. E grupos alternativos, como veganos e hipster. Vamos organizar também evento gastronômicos, como feiras alternativas. Vamos ter programas no Instagram”, disse o jovem de 22 anos.
Para Nicolas, o diferencial do produto deles está no modo de produção. “Fazemos tudo a mão, queremos criar algo que valorize o trabalho do cozinheiro, de ter o cuidado de ter feito aquilo ali. É o prazer de estar ali se entregando na comida para entregar o melhor para o cliente. Além disso, tudo nosso é muito recheado, gostamos de recheio. O diferencial, para além da cozinha, é a maneira como eu vou tratar o cliente e como vou lidar com ele depois do feedback”, conta.
Para comprar os produtos de Nicolas, basta entrar em contato com a marca pelo Instagram (@culinariahipster) ou pelo telefone (21) 99612-6823 ou através do e-mail (culinariahipster@gmail.com). A empresa entrega em Niterói e trabalha com alguns revendedores de Itaipuaçu.
Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*