Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Decoração natalina: saiba onde celebrar esta época do ano

Saiba quais são as cidades que montaram árvores de natal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de dezembro de 2019 - 16:45
Uma árvore de natal de 50 metros de altura foi montada na orla de São Francisco, em Niterói
Uma árvore de natal de 50 metros de altura foi montada na orla de São Francisco, em Niterói -

Por Ana Carolina Moraes*

O natal está chegando e uma prova disso são as ruas e as árvores de natal enfeitadas de luzes de led nas cidades do Brasil. O natal em Gramado é uma das referências quando se fala em iluminação nas cidades do país, mas, não é preciso ir tão longe para aproveitar esse momento mágico com seus amigos e família.

Nas cidades de Niterói e São Gonçalo, o clima natalino também está presente. Em São Gonçalo, quem dá o ar da graça é o Papai Noel, que vem acompanhado do mascote Urso Polar da Coca-Cola. É que a Caravana de Natal da Coca-Cola vai passar pela cidade no dia 10 de dezembro. A ideia é trazer um espetáculo de cores e luzes para os gonçalenses nos tradicionais caminhões vermelhos da marca.

A Caravana chegará na cidade no dia 10 de dezembro, às 18h, no São Gonçalo Shopping, que se localiza na Rodovia Niterói - Manilha, número 100, no bairro Boa Vista. Em Niterói, foi construída uma árvore de natal de 50 metros de altura e 22 de diâmetro na Orla da Praia de São Francisco. A árvore também toca músicas.

Além disso, a armação conta com 66 elementos luminosos com o tema do natal, mais de 600 metros de neon azul, 36 moving lights (iluminação que se move), 60 refletores, 2,7 mil metros de festão verde, mil strobos (globo com luzes piscando) e 75 mil micro lâmpadas de LED. Para completar, no alto da árvore ainda é possível ver uma estrela de 12 pontas, que tem 3,5 metros de altura. A árvore se localiza na praça do Rádio Amador. 

Além disso, a Prefeitura de Niterói investiu em iluminação natalina também no Horto do Fonseca, na praça do Barreto e na praça do Largo da Batalha. Nesses lugares, as luzes natalinas estão nas árvores e nos postes. Nos locais, também há a presença de árvores de natal e de presentes gigantes. No Campo de São Bento, ainda é possível ver alguns soldadinhos de chumbo, sinos, alguns anjos que flutuam sobre a água e um presépio. As crianças ainda podem encontrar com o Papai Noel em uma “Fábrica de Brinquedos”. 

O Horto do Fonseca se localiza na Alameda São Boaventura, no número 770. A praça do Barreto fica na Rua Armando Barcelos, número 26, no Barreto. Já a praça do Largo da Batalha, também conhecida como Praça Levi Francisco, se localiza no Largo da Batalha. Os moradores de Maricá também podem visitar a árvore de natal construída na orla de Araçatiba.

A árvore tem 30 metros de altura e conta com 200 mil microlâmpadas de led que fazem desenhos e movimentos. Além disso, na região também foi montado um túnel de luzes natalinas. De Araçatiba até a Praça Conselheiro Macedo Soares, localizada no centro do município, foram montadas 200 árvores com enfeites natalinos. A orla de Araçatiba se localiza na Avenida Beira Lagoa. O município de Rio Bonito recebe a Casa do Papai Noel na Praça Fonseca Portela, que se localiza no Centro da cidade. Junto com o “bom velhinho”, a praça também contará com uma iluminação natalina já que luzes de led iluminam as árvores no local.

Além disso, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que se localiza no centro da praça, também estará bastante iluminada. A celebração comerá no dia 11 de dezembro e se estenderá até o dia 21 do mesmo mês.Uma outra árvore que é famosa aqui na região é a da Lagoa Rodrigo de Freitas, que será inaugurada no próximo dia 14, na Zona Sul do Rio.

A árvore do local terá 70 metros de altura e será montada sobre 11 flutuadores. A iluminação da árvore será feita por 900 mil lâmpadas de LED, que exibirão oito desenhos diferentes. A árvore ficará exposta até o dia 6 de janeiro. A Região dos Lagos também conta com uma celebração bastante colorida. Em Iguaba Grande, uma árvore de natal foi inaugurada na Praça Edyla Pinheiro, no centro da cidade. Em Araruama, a decoração especial se concentra na Praça Antônio Raposo. O local está enfeitado com várias luzes natalinas.

Além disso, a praça também conta com a Casa do Papai Noel, que foi decorada por Malto Maia e está aberta à visitação.  Com essas dicas, o gonçalense não tem mais desculpa para não celebrar o natal pela região. As opções são diversas. Mas, é importante lembrar que esse é um momento importante para celebrar ao lado de quem se ama. 

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas