Biblioteca de São Gonçalo recebe doações de livros da OAB

São mais de 300 livros jurídicos

Enviado Direto da Redação
São mais de 300 livros jurídicos

São mais de 300 livros jurídicos

Foto: Divulgação

A Biblioteca Municipal de São Gonçalo Genebaldo Rosa, recebeu na última sexta-feira (29), uma doação de mais de 300 livros jurídicos, através de uma parceria da OAB-RJ, CAARJ e seccional OAB-SG. A doação faz parte do projeto "Porte de Livro" da OAB-RJ, que estimula a doação de títulos em distintos locais do Rio de Janeiro, e teve sua primeira estante inaugurada em Queimados, em abril.


À frente do projeto, a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, destaca a doação desta vez para o município de São Gonçalo e se mostra otimista em relação à iniciativa.


"Dar continuidade ao projeto na cidade de São Gonçalo é muito simbólico, pois a cidade tem um grande número de habitantes e muitos estão na fase estudantil e precisam recorrer a pesquisas para elaborar seus trabalhos escolares. A ideia é justamente contrapor que o brasileiro não gosta de ler, é preciso unir educação, estudos e livros, como um alerta de que só vamos melhorar o país e diminuir a violência dando oportunidade às pessoas, com acesso ao conhecimento, incentivando sempre a cultura da leitura, para abrir horizontes. Este é o verdadeiro significado dos livros", acredita Ana Tereza. A campanha "Porte de Livros" não engloba apenas obras jurídicas, aceitando publicações de estilos variados. "Durante todo o nosso mandato, vamos cobrir o estado inteiro, chegando a todos os municípios das subseções da OAB", finalizou a vice-presidente.


Além do grande acervo de livros, a biblioteca também oferece espaço para contação de histórias para alunos da educação infantil, chá literário, pesquisa na internet, palestras com autores gonçalenses, entre outros serviços. Uma biblioteca viva que interage com a sociedade.


"É um orgulho muito grande para a Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, ser contemplada com a doação de livros feito pela CAARJ, através da campanha "Porte de Livro", da OAB-RJ, que irá aumentar o leque de opções para o público realizar suas pesquisas. Tudo isso graças ao empenho do prefeito José Luiz Nanci, que foi em busca de parcerias cada vez maiores para a Educação, pois ele acredita que o ensino não pode ficar aprisionado dentro dos muros das unidades escolares, pelo contrário, é preciso ser proativo em benefício de todos", declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.


Estiveram presentes ao evento, Marise Farias Duarte, advogada e delegada da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ), Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ e Eliano Enzo, presidente da 8ª subseção da OAB-SG. Ao final da solenidade, todos eles fizeram a carteira de sócio da Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa.


A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa funciona das 9h às 17h e fica localizada na Travessa Uriscina Vargas, 36 - Mutondo São Gonçalo.

Veja também