Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Colégio Municipal Ernani Faria se torna filial do Projeto Craque do Amanhã

O projeto tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love e Paulo Henrique Ganso

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de novembro de 2019 - 18:42
Imagem ilustrativa da imagem Colégio Municipal Ernani Faria se torna filial do Projeto Craque do Amanhã

O Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, recebeu nessa sexta-feira (29) o lançamento do Projeto Craque do Amanhã na unidade. Centenas de alunos lotaram o Teatro Carequinha e, com muita alegria e emoção, recepcionaram o lateral esquerdo Renê e o meio-campista Everton Ribeiro, jogadores do Flamengo. O prefeito José Luiz Nanci também participou do evento e falou sobre a importância do esporte como ferramenta de educação e inclusão.

"A prática esportiva dentro da educação tem como principais objetivos desenvolver e capacitar as crianças e adolescentes a lidarem consigo mesmas quando falamos em necessidades, desejos e expectativas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que estas práticas estejam interligadas a três pontos importantes: desenvolvimento de individualidades, formação para a cidadania e orientação para a prática social. E, no final, tudo isso possibilitará, também, desenvolvimento das competências técnicas, sociais e comunicativas", afirmou o prefeito.

O ponto alto da festa foi quando os dois jogadores do Flamengo, atuais campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores, subiram ao palco. Eles foram recebidos com muitos aplausos e gritos de torcida, comuns nos estádios em dias de jogos. Muitas crianças se emocionaram, como o pequeno Luan Matos Carvalho, de 9 anos.

"É um prazer muito grande estar participando de mais uma criação do Craques do Amanhã, que vem a ser importante para todos os inscritos, englobando esporte, família e educação. Um momento de lazer, mas também de aprendizado, destaco o grande valor da presença da escola, pois traz formação educativa e com esse conhecimento poderão alcançar o sonho de vocês, seja ele qual for", falou Everton Ribeiro.

"É muito gratificante ver a alegria e o sorriso no rosto de cada um de vocês, que continuem assim, sempre estudando e respeitando seus pais e buscando seus objetivos, que pode ser jogar futebol, ou outra profissão que venham a escolher, mas o principal é nunca desistir", completou Renê.

O Craque do Amanhã tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love e Paulo Henrique Ganso. O novo centro de treinamento do projeto tem capacidade para atender 200 crianças e adolescentes, com idade entre 8 e 17 anos, de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino, com prioridade para alunos portadores de deficiência.

A finalidade do projeto é criar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, matriculados em escolas da rede pública de ensino possam desenvolver habilidades esportivas, aliadas a uma formação humana integrada a valores educacionais, através de acompanhamento psicossocial, estímulo à educação formal e capacitação profissionalizante extracurricular. O projeto atua em três pilares da sociedade: família, escola e esporte.

"O projeto vem a ser um grande ganho para São Gonçalo, é reconhecido e segue as orientações e premissas da Unicef, e tem por objetivo o crescimento do estudante. Tem como ponto de partida a relação escola, esporte e família. Através da escola, que vem a ser um espaço de formação, os alunos para poderem participar do projeto precisam ter um bom desempenho escolar, tudo isso vai com certeza levar o estudante a se dedicar mais ao aprendizado. Além de tudo interage na família, que acaba participando do evento. O esporte, que é uma prática muito presente nos nossos jovens, principalmente o futebol, pode levá-los à disciplina, liderança e tudo mais que envolve a sua realização", declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação.

O Craque do Amanhã é um projeto educacional e socioesportivo, que por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, utiliza o futebol como fio condutor para o desenvolvimento integral - físico, psicológico e social do jovem, como explica Felipe Soares, coordenador do projeto.

"É muito importante estarmos expandindo nossa unidade dentro do colégio Ernani Faria, vem a ser um ganho muito grande. É preciso alinhar a escola e a família, e o projeto traz essa união. O esporte é trabalhado como um meio educacional, buscando a integração social, o desenvolvimento pessoal e a construção de valores. Ganha o município de São Gonçalo, os alunos, ou seja, traz benefício para todos que participam do projeto", falou Felipe.

Ryan de Souza, aluno do 9º ano e torcedor do Flamengo, declarou: "O projeto para mim é um sonho a ser realizado, desde pequeno pretendo ser jogador de futebol e vou agarrar esta chance. Tenho me destacado nos jogos que participo como atacante. Meus ídolos no futebol são Neymar e Bruno Henrique", afirmou Ryan.

Kauã Mateus, 12 anos disse: "Fiquei muito feliz em ganhar um kit de uniforme do projeto e, principalmente, ao receber das mãos do meu ídolo Everton Ribeiro. Ainda não tive oportunidade de ver um jogo do Flamengo no Maracanã e fiquei muito contente por ser convidado por uma emissora de televisão para realizar o meu sonho", finalizou o estudante.

"Foi emocionante  ser sorteado com a camisa do Flamengo, meu time de coração, e receber o prêmio das mãos do Everton Ribeiro. Tudo isso me incentiva a não desistir de buscar meu objetivo que é ser jogador de futebol e poder ajudar a minha família. Me espelho muito no Vinícius Junior, que já foi jogador do Flamengo e é gonçalense", afirmou o estudante Douglas Iago, 15 anos.

Serviço

As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:

Unidade Neves

Colégio Municipal Ernani Faria

Rua Oliveira Botelho S/N Neves - SG

Telefones: (21) 2624-1184 / 98897-0110

Unidade Arsenal

Igreja Congregacional em Arsenal

Rua Clodomiro Antunes da Costa, S/N - Aresenal -SG (ao lado do Ciep Zuzu Angel).

Telefones: (21) 2514-0706 / 98770-6097

Documentos necessários: comprovante de matrícula escolar, cópia da certidão de nascimento do aluno ou RG, CPF do aluno (caso tenha), cópia do RG e CPF do responsável, comprovante de residencia, cópia do Bolsa Família (caso tenha), cópia do cartão do SUS (caso tenha) e cópia do cartão do RioCard Escolar (caso tenha).

Matérias Relacionadas