Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Muro do cemitério São Gonçalo desaba e deixa moradores da região desprotegidos

Criminosos invadem residências através do cemitério

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de novembro de 2019 - 14:50
Criminosos invadem residências através do cemitério
Criminosos invadem residências através do cemitério -


Por Daniela Scaffo

Moradores do bairro Zé Garoto, em São Gonçalo até tentaram se precaver dos constantes assaltos que acontecem na região. Há pelo menos um ano, eles instalaram concertinas nos muros das casas que fazem divisão com o Cemitério São Gonçalo, na Travessa dona Palmira. Eles só não esperavam que pelo menos três metros de extensão do muro fossem desabar e deixar todos desprotegidos.

O caso aconteceu na madrugada do último domingo. Segundo a agente administrativa, Elaine Barreto Dias, de 48 anos, o barulho do desabamento do muro foi como se uma explosão tivesse acontecido ao lado da sua casa.

O problema, no entanto, já era previsto. Desde 2012, moradores da região reclamam que o muro estava mole e apresentando rachaduras. Na queda do muro, quatro sepulturas acabaram danificadas.

"Em 2012, nós reclamamos na administração do cemitério porque abriu quase 10 centímetros de vão entre o muro e o chão. Na época, fizeram uma pilastra para tentar conter. Há cerca de três anos, o muro do cemitério que fica próximo a casa da minha vizinha, desabou. Agora foi a parte que faz divisão com a minha casa", explicou Elaine.

Desde domingo, Elaine e sua família não tem sossego. Ela explica que, antes de instalarem as concertinas, no ano passado, sua casa foi furtada duas vezes. No período da noite, a agente administrativa conta que escuta barulhos de pessoas andando pelo cemitério durante a madrugada e fica com medo de ser vítima de um crime novamente.

Mas não são apenas as casas da região que são assaltadas. Até o próprio cemitério sofre com os constantes crimes no período da madrugada.

"Eu não consigo dormir e nem trabalhar direito desde domingo. Colocamos tapumes e o supervisor do cemitério me emprestou algumas grades para tentar conter a ação de vândalos. Na semana passada mesmo, roubaram uma santinha que ficava no túmulo da tia da minha sogra. Ano passado, entraram duas vezes na minha casa, levaram uma bicicleta da primeira vez e um botijão de gás na segunda. Na casa da minha vizinha, furtaram diversos objetos", contou.

Apesar disso, a prefeitura alegou para os moradores, por diversas vezes, empecilhos para realizar a obra e levantar novamente a parte do muro que desabou, como falta de caçamba e materiais de obra.

Questionada, a Prefeitura respondeu, por meio de assessoria de imprensa que "as obras começarão  na próxima segunda-feira".

Matérias Relacionadas