Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Rio registra segundo caso de meningite bacteriana em 2019

O caso foi registrado em Teresópolis

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de novembro de 2019 - 10:37
Uma criança de 12 anos foi infectada
Uma criança de 12 anos foi infectada -

Nesta quinta-feira (28) foi registrado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o segundo caso de meningite bacteriana em 2019. A prefeitura do município informou que uma criança de 12 anos que havia dado entrada ontem em uma unidade da rede municipal de saúde foi transferida para o Instituto Fernandes Figueira, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, onde permanece internada.

A Secretaria Municipal de Saúde já está realizando as medidas protocoladas pelo Ministério da Saúde. Entre elas, acionando os indivíduos que tiveram contato íntimo com a criança e os da escola onde ela estuda.

Os exames laboratoriais deram o diagnóstico de meningite bacteriana, até o momento, sem especificar qual o tipo. A Secretaria Municipal de Saúde continua com as ações regulares de vigilância e acompanhamento de casos suspeitos e confirmados. A prefeitura de Teresópolis pede para a população não divulgar informações não oficiais nas redes sociais, pois não há surto ou epidemia da doença na cidade.

A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. As crianças de até cinco anos são as principais atingidas, no entanto, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade. A transmissão ocorre por vias respiratórias.

No primeiro semestre deste ano, presídios do estado do Rio de Janeiro decretaram surto da doença e medidas emergenciais precisaram ser tomadas para impedir sua proliferação. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) apontou que alguns dos fatores como superlotação das unidades, baixa circulação do ar e problemas estruturais nas celas facilitam a transmissão da doença.

A vacina é a principal forma de prevenir a meningite. No Sistema Único de Saúde (SUS) é oferecida de forma gratuita a vacina pentavalente recomendada para recém-nascidos e responsável pela proteção contra cinco doenças, entre elas a meningite. No entanto, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sofreu com desabastecimento nos últimos meses.

A situação ainda não é estável, mas novas doses estão sendo distribuídas neste mês pelo Ministério da Saúde. Uma alternativa tem sido recorrer à rede privada, onde há ainda imunizantes que protegem contra outros tipos de meningite bacteriana.

Matérias Relacionadas