Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Jovens gonçalenses lançam livro e são inspiração para estudantes da região

O grupo Anéis de Júpiter irá lançar a coletânea de contos em 2020

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de novembro de 2019 - 14:03
Os integrantes do projeto tem o objetivo conjunto de publicar uma coletânea de contos no próximo ano
Os integrantes do projeto tem o objetivo conjunto de publicar uma coletânea de contos no próximo ano -

Por Pâmela Dias*

Jovens, estudantes e sedentos por transformar o município onde vivem. O 'Anéis de Júpiter' é um grupo composto por 10 adolescentes gonçalenses que carregam o sonho de formar protagonistas sociais e construir cultura e arte a partir dos olhares de centenas de meninos e meninas das escolas públicas de São Gonçalo.

O grupo surgiu em 7 de novembro de 2018, a partir da junção de dois projetos de vida: o programa Juventude que Inspira - que oferece palestras para crianças e jovens sobre a importância da educação e da carreira profissional -  e o sonho dos primeiros idealizadores do projeto, Mariá Silva (17) e Guilherme Fernandes (18), de serem escritores e publicarem um livro.

“No final do ano passado, Bruno, nosso mentor, realizou uma de suas palestras no Nilo Peçanha. Ele pediu para que os jovens escrevessem em uma folha de papel como eles se viam daqui há 10 anos e eu escrevi que me via uma escritora. No fim, além de mim, apareceu o Guilherme e disse que também escrevia. Então, o Bruno nos fez a proposta de juntar um grupo de jovens gonçalenses para publicar um livro colaborativo. A partir daí, nasceu o Anéis de Júpiter”, contou ela.

Hoje, com o grupo já estruturado, os integrantes do projeto tem o objetivo conjunto de publicar uma coletânea de contos no próximo ano, escrita somente por jovens gonçalenses, que conte histórias de romance, terror, suspense, fantasia e poesia.

De acordo com Lucas Trajano (19), integrante do projeto e estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF), o grupo busca trazer visibilidade para a cidade de São Gonçalo, através dos inúmeros jovens talentosos que estudam em escolas do município.

"A gente quer inspirar outros jovens e dar a oportunidade para eles também. Nós queremos trazer esses jovens para o grupo e publicar livros deles, assim como criar bibliotecas nas escolas da cidade", afirmou ele.

Atualmente, o Anéis de Júpiter realiza palestras em escolas públicas do Jardim Catarina, Engenho Novo, Mutuá e outros bairros da cidade para jovens do Ensino Fundamental e Médio. Nos eventos, as falas são objetivas.

"Fazemos um bate papo com os jovens sobre carreira, sonho. Nosso objetivo principal é servir como exemplo, mostrar que somos jovens de baixa renda e de escola pública que hoje estão lançando um livro. A gente leva a mensagem de que eles são capazes de continuar sonhando e concretizar o desejo deles", relembra Lucas.

No entanto, como o projeto não possui fins lucrativos, a jornada de produção do livro e difusão da arte é patrocinada pelos próprios participantes. O nome “Anéis de Júpiter” retrata justamente essa fase inicial do projeto. Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, representa a cidade de São Gonçalo e os Anéis, os 10 integrantes, que poucos sabem da existência. Assim, o nome traduz o objetivo do grupo: fazer com que as pessoas saibam e se interessem pelas ações sociais que desempenham e passem a valorizar os diversos artistas escondidos por toda São Gonçalo.

Saiba mais sobre o grupo Anéis de Júpiter nas redes sociais.

Facebook: @aneisj

Instagram: @aneis.de.jupiter

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas