Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

São Gonçalo ganha novo aparelho de tomografia computadorizada

Instalação teve início na manhã desta segunda-feira (18)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2019 - 15:02
Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo ganha novo aparelho de tomografia computadorizada

O Pronto Socorro de São Gonçalo (PSC), localizado no bairro do Zé Garoto, acaba de ganhar um novo aparelho de tomografia computadorizada. O equipamento começou a ser instalado na manhã desta segunda-feira (18) e vai atender principalmente os pacientes que procuram a unidade vítimas de trauma ou acidentes e os encaminhados pela Central de Regulação no município.

O tomógrafo ficará fixado no segundo andar do hospital, ao lado do CTI, centro cirúrgico e da enfermaria coronariana. De acordo com o Instituto InSaúde, que administra a unidade, única de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o novo equipamento irá atender cerca de 500 pacientes mensalmente.

Os médicos dos setores de emergência e trauma garantem que o equipamento ajuda na tomada de decisões e na realização de cirurgias, enquanto os pacientes elogiaram o investimento.

“Muito bom saber que podemos contar com este importante exame no pronto socorro, É um exame caro. Muitos não têm condições de pagar. Mas super importante para sabermos de fato o que temos e como podemos tratar da melhor forma”, disse a balconista Rosália Mendes, de 38 anos, que deu entrada no PSC com dor abdominal.

A tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador a partir da emissão de vários feixes de raio-X por um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua. É um exame realizado para investigar nódulos ou tumores, além de fornecer imagens precisas de vasos pulmonares e cerebrais.

O método de detecção de imagens pode ser elencado com mais de 40 variações diagnósticas a fim de analisar inúmeras estruturas corporais, além de ser utilizado como suporte durante diversos procedimentos invasivos. Pode-se realizar o exame com ou sem contraste, com foco em áreas específicas do corpo.

Matérias Relacionadas