São Gonçalo ganha novo aparelho de tomografia computadorizada

Instalação teve início na manhã desta segunda-feira (18)

Escrito por Redação 18/11/2019 14:04, atualizado em 18/11/2019 15:02
. Foto: Divulgação


O Pronto Socorro de São Gonçalo (PSC), localizado no bairro do Zé Garoto, acaba de ganhar um novo aparelho de tomografia computadorizada. O equipamento começou a ser instalado na manhã desta segunda-feira (18) e vai atender principalmente os pacientes que procuram a unidade vítimas de trauma ou acidentes e os encaminhados pela Central de Regulação no município.


O tomógrafo ficará fixado no segundo andar do hospital, ao lado do CTI, centro cirúrgico e da enfermaria coronariana. De acordo com o Instituto InSaúde, que administra a unidade, única de urgência e emergência da cidade que funciona no regime “porta aberta”, o novo equipamento irá atender cerca de 500 pacientes mensalmente.


Os médicos dos setores de emergência e trauma garantem que o equipamento ajuda na tomada de decisões e na realização de cirurgias, enquanto os pacientes elogiaram o investimento.


“Muito bom saber que podemos contar com este importante exame no pronto socorro, É um exame caro. Muitos não têm condições de pagar. Mas super importante para sabermos de fato o que temos e como podemos tratar da melhor forma”, disse a balconista Rosália Mendes, de 38 anos, que deu entrada no PSC com dor abdominal.


A tomografia computadorizada é um método diagnóstico que utiliza imagens reconstruídas por meio de um computador a partir da emissão de vários feixes de raio-X por um tubo que gira em torno do paciente de forma contínua. É um exame realizado para investigar nódulos ou tumores, além de fornecer imagens precisas de vasos pulmonares e cerebrais.


O método de detecção de imagens pode ser elencado com mais de 40 variações diagnósticas a fim de analisar inúmeras estruturas corporais, além de ser utilizado como suporte durante diversos procedimentos invasivos. Pode-se realizar o exame com ou sem contraste, com foco em áreas específicas do corpo.

. Foto por Divulgação
. Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas