Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SuperVia retirou 40 trens de circulação, devido à falhas mecânicas

A decisão foi tomada por problemas na caixa de tração

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de novembro de 2019 - 11:24
O sistema ferroviário da cidade do Rio vai funcionar com 40 trens a menos
O sistema ferroviário da cidade do Rio vai funcionar com 40 trens a menos -

A SuperVia informou que o sistema ferroviário da cidade do Rio vai funcionar com 40 trens a menos, a partir desta segunda-feira (18), devido à problemas na caixa de tração, que ainda está em fase de garantia de fábrica. Os ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz operavam com intervalos irregulares por volta das 7h, de acordo com a Supervia.

Os trens foram comprados do consórcio CRRC, pelo Governo do Estado, e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016. No entanto, neste período, os vagões já apresentavam problemas parecidos e a fabricante chinesa promoveu recall para corrigi-los, mas não alcançou o resultado esperado. Com o aumento da freqüência de falhas, a SuperVia intensificou as vistorias e, sob orientação do próprio fabricante, retirou os trens de circulação.

Para garantir um trajeto seguro aos passageiros, a SuperVia precisou realizar alterações na operação dos transportes. Entre eles: acréscimo nos tempos dos intervalos entre trens dos ramais Japeri e Santa Cruz e no trecho entre Gramacho e Saracuruna; ainda, algumas viagens do ramal Deodoro serão realizadas em trens de quatro carros, em vez de oito carros.

Para diminuir os impactos da paralisação, a companhia operadora vai acionar o plano de contingência junto ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), outras concessionárias de transporte e canais de atendimento ao cliente.

O COR recomenda aos usuários do sistema de trens que evitem os horários de pico e considerem rotas alternativas com BRT e metrô em seus deslocamentos.

Matérias Relacionadas