Denúncia: Escola Robertinho é invadida e destruída no Morro do Castro
A mãe de um dos alunos da instituição denunciou o ocorrido

Por Ana Carolina Moraes*
Teto e portas destruídas, canos quebrados, roubo de TVs e outros aparelhos eletrônicos e escritórios da direção revirados. Esse é o cenário encontrado na manhã desta quarta-feira (13) na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, mais conhecida como Robertinho, localizada na Estrada Bento Pestana, no Morro do Castro, em Niterói. De acordo com a denúncia da mãe de um dos alunos da instituição, Naira Miranda, o local foi invadido nesta madrugada e trouxe problemas para a comunidade.
Segundo Naira, ela foi levar seu filho para a escola às 7h30 quando viu o caos que o local estava. A ambiente escolar estava destruído e depredado e, na frente dele, os pais estavam desolados, voltando com seus filhos para casa. Ainda de acordo com a mulher, depois do ocorrido, a escola, que atende crianças do 1° ano ao 4° ano do ensino fundamental, só tem previsão de volta às aulas no dia 25 de novembro.
Naira ainda conta que a instituição estava preservada. “A escola acabou de receber uma verba e investiu em pequenas reformas, como pintura e manutenção", contou.
Ela também afirmou que essa não é a primeira vez no ano que a escola é invadida. “No começo de 2019 teve uma invasão e na metade do ano teve outra. Esta é a 3° vez que isso acontece.” No entanto, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais, a diretora da escola informa que essa é a 5° vez que isso ocorre e que a situação é triste.
A mãe do estudante ainda contou que foi feito um boletim de ocorrência desta e das outras vezes que a escola foi invadida. “Pessoas da direção do colégio informaram que foram fazer o B.O do caso na 78°DP (Fonseca). Mas sempre fazem e nunca dá resultados.”
A mulher ainda contou que uma outra escola na região passou por esse mesmo problema. A Cec Escola Municipal João Brazil fica de frente para a escola Robertinho já passou também por invasões e destruições. No entanto, segundo Naira, a situação lá está mais controlada. "Os pais dos alunos fizeram abaixo-assinado e conseguiram colocar algumas câmeras no local." Naira afirma que nem isso a Escola Municipal Governador Roberto Silveira tem.
Naira ainda tem esperanças de que a situação possa melhorar. “A gente sabe que a educação pública no Brasil já tem seus problemas de investimento, para quando investem, fazerem isso.” A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Fundação Municipal de Educação (FME) informam que a escola foi furtada na madrugada desta quarta-feira, 13. Telhas foram quebradas e forros de alguns ambientes, arrancados. Segundo o órgão, uma equipe da FME estará no local realizando os reparos para as aulas funcionarem normalmente a partir desta quinta-feira, 14.
Representantes da unidade foram à polícia registrar ocorrência. A escola possui uma câmera na entrada, e as imagens estão à disposição das autoridades policiais. Será providenciada a instalação de uma cerca de arame na unidade.
*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares