Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Folia do Viradouro já tem hino oficial para o Carnaval de 2020

Parceria composta por pai e filho e jornalistas venceu concurso realizado no último fim de semana

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de novembro de 2019 - 17:24
A parceria tem compositores experientes no Carnaval
A parceria tem compositores experientes no Carnaval -

Os sambista da escola Folia do Viradouro, do Grupo A de Niterói, realizaram um grande festa no último fim de semana para escolher o hino oficial para o desfile que será realizado no Carnaval 2020, em fevereiro próximo. Quatro composições fizeram a grande final, em noite que contou com a presença de representantes de outras agremiações da cidade, da União das Escolas de Sambas e Blocos Carnavalescos de Niterói (Uesbcn) e da Liga das Escolas de Samba de Niterói (Lesnit). A composição escolhida foi a de Edu Cigano, Soares do Cavaco, Eduardo Poeta, Gouveia, Cadinho do Trailler e Jhonathan. 

A Folia do Viradouro levará para o desfile o enredo 'João Caetano - da Companhia Nacional ao Theatro Municipal', que vai homenagear o patrono das artes cênicas no país, e a histórica construção do Centro de Niterói criada poi ele. O enredo é desenvolvido pelo carnavalesco Bruno Faria e conta um pouco a trajetória de Caetano, um visionário apaixonado pelas artes cênicas que deixa a carreira militar para se dedicar à essa atividade. Entre outros feitos, fundou a Companhia Nacional de Teatro e num gesto humanitário, abriu espaço para negros e índios em suas peças. 

Numa justa homenagem, no início do século, o histórico imóvel da Rua XV de Novembro, no Centro da cidade, ganha o nome de seu criador. As seguintes parcerias se apresentaram na grande final: Jorginho do Bairro - Dedé da Martins - Dedé do Cavaco e Cid GBB; Léo Castro - Fabinho Vasconcelos - Anderson Lemos - Robson Ramos e Ronald Freitas;  Ivan Dawanda - Téo Dimitri - Afrânio - Dudu - Fred RP - Mario da Vila Progresso - Dinda e Rosa. 

A parceria campeã, formada por Edu Cigano - Soares do Cavaco - Eduardo Poeta - Gouveia - Cadinho do Trailler e Jhonatan, foi a última a se apresentar. Os vencedores têm experiência do mundo do samba: Gouveia e Soares são jornalistas e fazem músicas há mais de 20 anos, Eduardo Poeta já foi quatro vezes campeão de concursos na Cubango. Ex-intérprete em algumas escolas da cidade, Edu, ou Eduzinho, tem outros cinco títulos com Soares em outras escolas da região. Na Folia do Viradouro, se juntou ao filho, Jhonathan, na parceria vencedora.

Já Cadinho do Trailler, 'cria' da comunidade, é comerciante e apaixonado por sambas. Como compositor, foi sua primeira vitória na vermelha e Branca. Mesmo com uma disputa muito acirrada e considerada de alto nível, o resultado agradou aos segmentos da escola, que comemoraram o resultado quando o intérprete oficial da Folia, Rodrigo Gol, começou a cantar a letra da parceria campeã. Com a escolha do hino oficial, a Folia começa agora a se organizar para fazer ensaios técnicos com vistas ao Carnaval 2020. A escola tem quatro títulos na chamada 'elite' em Niterói.     

Matérias Relacionadas