Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Maricá promove ações para diagnóstico precoce do câncer de próstata

A programação acontece nos bairros da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de novembro de 2019 - 10:33
Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa
Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa -

O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, por meio da conscientização sobre a importância dos homens cuidarem da saúde. Em alusão ao novembro azul, a cidade de Maricá está promovendo uma série de ações voltadas para o diagnóstico precoce, que tem 90% de chances de cura, quando descoberto no estágio inicial.

A Secretaria de Saúde está fazendo visitas às unidades de saúde, lonas culturais e praças públicas, com objetivo de orientar sobre o Programa Municipal Saúde do Homem. Também estão ocorrendo palestras para explicar e sanar dúvidas da população em relação à doença. 

A programação se estenderá por todo mês em diversos bairros da cidade: dia 12/11, na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas da Silva, em Inoã; dia 14/11, em São José do Imbassaí (em local a ser definido); dia 19/11, na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu; dia 21/11, no CRAS de Inoã; dia 22/11, evento  na Praça Conselheiro Macedo Soares; e no dia 27/11, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa existe desde 2014 e busca atender de forma humanizada à população com idade a partir 20 anos. O atendimento é feito no ambulatório Péricles Siqueira Ferreira, com diferentes opções de horário e possibilidade de agendamento depois do horário comercial.

Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa e têm acompanhamento com médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, odontólogo e psicólogo. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância do diagnóstico precoce.

Matérias Relacionadas