Maricá promove ações para diagnóstico precoce do câncer de próstata

A programação acontece nos bairros da cidade

Enviado Direto da Redação
Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa

Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa

Foto: Reprodução / Prefeitura de Maricá

O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata, por meio da conscientização sobre a importância dos homens cuidarem da saúde. Em alusão ao novembro azul, a cidade de Maricá está promovendo uma série de ações voltadas para o diagnóstico precoce, que tem 90% de chances de cura, quando descoberto no estágio inicial.


A Secretaria de Saúde está fazendo visitas às unidades de saúde, lonas culturais e praças públicas, com objetivo de orientar sobre o Programa Municipal Saúde do Homem. Também estão ocorrendo palestras para explicar e sanar dúvidas da população em relação à doença. 


A programação se estenderá por todo mês em diversos bairros da cidade: dia 12/11, na Lona Cultural Professor Luiz Carlos Viegas da Silva, em Inoã; dia 14/11, em São José do Imbassaí (em local a ser definido); dia 19/11, na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu; dia 21/11, no CRAS de Inoã; dia 22/11, evento  na Praça Conselheiro Macedo Soares; e no dia 27/11, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá.


De acordo com a Prefeitura, a iniciativa existe desde 2014 e busca atender de forma humanizada à população com idade a partir 20 anos. O atendimento é feito no ambulatório Péricles Siqueira Ferreira, com diferentes opções de horário e possibilidade de agendamento depois do horário comercial.


Cerca de 1,8 mil pacientes já são cadastrados no programa e têm acompanhamento com médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, odontólogo e psicólogo. 


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde enfatiza a importância do diagnóstico precoce.

Veja também