Sobrecarga em poste de energia pode ser a causa do incêndio no Barkana

Bar em Icaraí ficou completamente destruído

Enviado Direto da Redação


Por Daniela Scaffo

Uma sobrecarga no poste de energia da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, pode ser a causa do incêndio que atingiu o tradicional bar 'Barkana', na noite de quarta-feira (6). Até o fim da manhã desta quinta, a perícia técnica ainda não tinha sido realizada.

Segundo o proprietário do bar, Caio Castro, a corrente teria atingido o quadro de relógios dos comércios que ficam na galeria, com 14 lojas. Após o fogo incendiar o quadro, acabou atingindo o toldo do Barkana, alastrando o facho.

"O toldo é altamente inflamável. A gente tentou apagar com o extintor, mas pegou muito rápido", contou Caio.

Apesar de ter clientes e funcionários no bar no momento que iniciou-se o incêndio, ninguém ficou ferido. Apenas o Barkana foi atingido pelo fogo.

As outras lojas da galeria estão fechadas por causa da falta de energia, devido o quadro de  medidores ter sido incendiado.

Técnicos da Enel estão no local avaliando as causas e condições da energia no imóvel.

"É muito triste essa situação, ainda mais no final do ano. É um bar tradicional, que eu costumava frequentar e que todo mundo gostava", contou o administrador Leonardo Ferreira, de 36 anos. O Barkana está funcionando no local há 14 anos.

O Barkana soltou uma nota esclarecendo o fato e informou que em breve estará de volta. Leia na íntegra:

"O Barkana vem a público por meio desta nota esclarecer alguns pontos sobre o incidente ocorrido ontem que afetou, principalmente, o nosso estabelecimento. Apesar da dimensão que se tomou rapidamente, o incêndio não feriu nenhum cliente, funcionário ou quem quer que seja. Assim que constatado o princípio de incêndio -por volta das 19:36h-, o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado. Por volta das 20:30h, o fogo já estava sob o controle da corporação.

Foi observado por diversos passantes, que o problema se iniciou com um curto em um dos postes em frente ao bar, até atingir os quadros de luz que abastecem o Barkana e outros comércios, porém só podemos ter conclusões definitivas após o trabalho da perícia.

Por fim, não podemos deixar de agradecer ao Corpo de Bombeiros e a todos aqueles que nos ajudaram direta ou indiretamente neste momento tão difícil. Fomos surpreendidos com tanta solidariedade e carinho em forma de palavras, relatos, memórias e –inclusive- ações de incentivo por parte do nosso público. Será por vocês que, em breve, estaremos de volta firmes e fortes!"

Veja também