Ensaio fotográfico realizado na APA do Engenho Pequeno será exposto no Partage

A mostra estará aberta ao público até o dia 17 de novembro

Enviado Direto da Redação

Foto: Divulgação


Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, a partir do próximo domingo (3), o Partage Shopping receberá a exposição “Beleza na cor da pele”. A iniciativa, promovida pelo grupo Estrelas Negras e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve como objetivo captar a beleza da mulher negra através das lentes de uma câmera. A mostra estará aberta ao público até o dia 17 de novembro, de 16h às 21h, no 3º piso (loja 309).


A exposição teve origem de um ensaio fotográfico com 18 mulheres negras gonçalenses, realizado pelo fotógrafo Inácio Viana, e o cenário da Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno (APAEP). A abertura contará com a presença da jovem atriz gonçalense, Pâmela Bastos, para incentivar e divulgar a atividade.


A gestora do APA do Engenho Pequeno e uma das responsáveis pelo evento, Luciane Marinho, afirma que é muito importante essa valorização da raça negra, que ainda sofre muito preconceito no cotidiano brasileiro.


“A APA do Engenho Pequeno é um atrativo turístico de grande procura no nosso município. Quando tivemos a ideia de realizar uma mostra fotográfica que enaltece a beleza negra de um grupo de mulheres que jamais pensariam serem vistas em uma exposição, logo pensamos na APA, pois além de valorizar a identidade e cultura negra, também chamaria para a preservação do meio ambiente e a importância dele no nosso cotidiano. Mais da metade da população brasileira é negra. Entretanto, as desigualdades raciais, fruto de mais de 300 anos de escravização e exploração de homens e mulheres negros, ainda se manifestam em diversos setores. Então, nosso intuito é despertar no espectador a emoção de reconhecer a si mesmo através da luta de tantas mulheres e desencadear uma ponderação sobre os danos que a invisibilidade do negro pode trazer para a formação de uma sociedade que se assume e se represente em diversidade”, explica.


Após duas semanas alocada no shopping, a exposição migrará para o hall da sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, partir do dia 19 de novembro.

Veja também