Estudantes do IJCA apresentam mostra com foco no mercado de trabalho

Evento acontece no dia 7 de novembro

Enviado Direto da Redação
Evento acontece no dia 7 de novembro

Evento acontece no dia 7 de novembro

Foto: Divulgação

O Instituto JCA promove, no dia 7 de novembro, das 9h às 15h, a 9ª Mostra de Trabalhos. Com o tema “As trajetórias juvenis no mundo do trabalho”, o encontro contará com as apresentações de 23 projetos, desenvolvidos por mais de 100 jovens das cinco turmas do Oficina de Pesquisa e Projetos.


Os estudantes vão expor pesquisas que abordam suas perspectivas em relação à influência dos seguintes temas na trajetória dos jovens: Mercado de Trabalho; Programa Jovem Aprendiz; Postura Profissional e Ética no Trabalho; Empreendedorismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas empresas e Tecnologia e Inovação ligados ao Mercado de Trabalho. Durante a mostra, um júri formado por professores, colaboradores e voluntários irá avaliar os projetos e os três melhores receberão vales-cultura como premiação, que chegam até R$ 1.000.


“A Mostra de Trabalhos do IJCA teve início em 2012, quando foi incluída na grade curricular dos cursos do programa Oficina do Ensino a disciplina de Oficina de Pesquisas e Projetos. O objetivo é apoiar a formação dos jovens com foco no desenvolvimento de pesquisas e projetos e incentivar a atitude empreendedora e a criação de novas ideias. Além disso, os alunos são desafiados a refletir sobre assuntos e problemas do cotidiano”, comenta Maysa Gil, coordenadora executiva do IJCA.


Na 8ª Mostra de Trabalhos, o projeto “A Vivência Profissional de Jovens Aprendizes – vivência nas empresas e a valorização de jovens aprendizes’’ foi o grande vencedor ao abordar a experiência prática dos jovens aprendizes. Na ocasião, Guilherme de Oliveira, ex-aluno do curso de Elétrica, refrigeração e mecânica automotiva do núcleo Caju, contou que a intenção do trabalho foi mostrar, de maneira prática e interativa, o conhecimento e a importância dos jovens na empresa a partir de interações com os profissionais. “Com a ajuda de protótipos desenvolvidos pelo grupo e elementos do nosso cotidiano, concluímos o objetivo do grupo, que era desmistificar a parte mecânica, elétrica, de refrigeração e de pneus do ônibus. Com uma apresentação que atraísse o público, passando o máximo de conhecimento possível, provamos nossa importância e reforçamos que não somos apenas jovens trabalhando, e sim profissionais em formação”, explica. 


A Oficina de Pesquisa e Projetos estimula o desenvolvimento de habilidades e incentiva o planejamento, a inovação e a criação de formas alternativas de geração de trabalho. A oficina oferece, gratuitamente, uma formação continuada aos profissionais e recém-formados nas áreas técnicas, aprimoramento de suas funções e o conhecimento de novas tecnologias. A oficina é implementada como uma estratégia na área de capacitação e inserção do jovem no mercado de trabalho.


IJCA


O IJCA é um investimento social familiar, fundado em 2004, que leva o nome de seu fundador, um importante empresário do setor de transportes. Uma organização que acredita na educação como instrumento para a transformação social por meio da emancipação de jovens. Em 15 anos, o instituto impactou positivamente as vidas de 3000 jovens com origem popular, a partir do investimento no protagonismo e do estímulo à criação para a concretização de sonhos e projetos.

Veja também