Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Corrida e Caminhada gratuitas alertam sobre o Câncer de Mama

24,4% das inscritas classificam o nível de acesso à prevenção e ao tratamento péssimo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2019 - 17:44
Imagem ilustrativa da imagem Corrida e Caminhada gratuitas alertam sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, com cerca de 60 mil novos casos e mais de 12 mil mortes a cada ano no Brasil. Nos últimos anos, os números só aumentam, assim como a falta de acesso ao diagnóstico e ao tratamento, principalmente das pacientes atendidas pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Pensando nisso, neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro (SBM-RJ) adotou o mote “Mais Acesso, Mais Respeito” e promove, pela primeira vez, uma Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, que acontece no dia 27 de outubro, na Lagoa, no Parque dos Patins, Rio de Janeiro.

Com inscrição gratuita, em menos de 24 horas todas as vagas já haviam sido preenchidas. Ao se inscreverem, os participantes responderam um questionário que revelou que 61,6% deles consideram o nível de informação sobre a doença insuficiente e 24,4% classificam o nível de acesso à prevenção e ao tratamento péssimo.

“A grande procura foi uma agradável surpresa que faz com que pensemos num evento ainda maior para o ano que vem”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro, Eduardo Millen, acrescentando que, independentemente dos inscritos quem quiser ir ao evento pode participar, vestindo, de preferência, a cor rosa.

Para o presidente, a corrida é uma forma de alerta para a sociedade como um todo, na qual os participantes ajudam na conscientização sobre a doença que é a segunda maior causa da mulher brasileira. “A prática de atividades físicas contribui muito para a prevenção do câncer de mama. “Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de se desenvolver a doença. Isso é fato. Mas a nossa pretensão vai além disso. Câncer de mama é um problema de saúde pública e devemos ser incansáveis na disseminação de informação para a população”, alerta Millen.

Organizado pela SBM-RJ e SBM Nacional, a I Corrida e Caminhada conta com o patrocínio do Grupo Oncoclínicas, Unimed - Rio e Papel Craft; a assessoria esportiva é organizada pela equipe de corrida Filhos do Vento; e tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e das ONGs Fundação Laço Rosa e ADAMA.

A largada será às 8h e terá o percurso de 4km para mulheres e homens. Os kits serão distribuídos aos inscritos das 6h30 às 7h30. Os kits que não forem resgatados dentro deste período serão destinados às pessoas que estiverem no local em uma fila de espera.

Matérias Relacionadas