Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Alunos de Engenharia Civil da Universo fazem passeio na COSIGUA

Visita à siderúrgica teve como objetivo ajudá-los a conhecerem a profissão na prática

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de outubro de 2019 - 14:44
Alunos de engenharia civil da Universo na COSIGUA
Alunos de engenharia civil da Universo na COSIGUA -

No Dia do Professor, dia 15 de outubro, foram os alunos de engenharia civil da Universo que ganharam o presente. Eles tiveram uma grande experiência visitando a siderúrgica COSIGUA, do Grupo GERDAU, em Santa Cruz. O grupo, além de conhecer um pouco da empresa que se preocupa com o meio ambiente, também pode se integrar com funcionários do grupo e ver como é o mercado de trabalho na prática.  



Dois professores acompanharam os alunos nessa experiência: um foi o professor Alexandre Calheiros, que ensina Teorias das Estruturas e Cálculo Estrutural na instituição, além de ser gestor e coordenador do curso de engenharia civil. O outro professor foi William Betin, que dá aula de Materiais de Construção e também Pontes e Estruturas de Concreto Protendido. Com isso, Alexandre acredita que o passeio integrou diversas disciplinas. “Foi importante para integrar os alunos com suas diversas cadeiras.”



Calheiros contou um pouco sobre o projeto. “ A ideia era a integração dos alunos com o mercado de trabalho, com empresas relacionadas a insumos de materiais de construção. Queríamos mostrar para o aluno a importância de reciclar o aço que descartamos, que é captado pela COSIGUA e é transformado em aço para construção civil.”



Ainda sobre o passeio, Alexandre comentou sobre como foi recebido pela empresa: “Fomos recebidos pelo grupo de segurança do trabalho, que fez uma tour guiada com a gente, que começou na recepção da sucata e foi até o produto final, como vergalhões, pregos, arames e perfis metálicos para a estrutura.”



A visita faz parte de um projeto de extensão institucional, chamado “ Projeto Conhecendo a Empresa”, que como o nome já sugere, ajuda os alunos a terem mais contato com as empresas e conhecerem, além da teoria nas aulas, um pouco da prática para além dos laboratórios.

O passeio também foi uma continuação da Quarta Semana de Engenharia e Sustentabilidade que começou no dia 7 de outubro e terminou no dia 11 do mesmo mês e contou com palestras sobre os mais diversos temas que são importantes para os alunos do curso.



Para concluir, Alexandre afirmou que o passeio, que começou às 8h e terminou às 15h, foi de extremo valor para o curso e seus alunos.

“Esse passeio demonstra o quanto a instituição se preocupa em não só dar a formação ao nosso aluno, mas também integrá-lo aluno à vida real do mercado de trabalho. Para que eles se sintam mais seguros e preparados para assumir seus cargos na vida profissional.”

Matérias Relacionadas