Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1551 | Euro R$ 5,5144
Search

Programa Criança Feliz promove desenvolvimento infantil na primeira infância

A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de outubro de 2019 - 18:32
Equipe acompanha cerca de 150 famílias
Equipe acompanha cerca de 150 famílias -

Promover e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilitar o acesso da gestante e de sua família às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. Esse é o objetivo do Programa Criança Feliz, iniciativa do Governo Federal, que é desenvolvido em São Gonçalo desde novembro de 2018 através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com as famílias atendidas. O município conta hoje com uma equipe técnica formada por 16 visitadores, que atualmente acompanham cerca de 150 famílias dos bairros Alcântara, Arsenal, Bairro Antonina, Boaçu, Centro, Colubandê, Engenho Pequeno, Gradim, Guaxindiba, Neves, Jardim República, Jóquei, Mundel, Mutuapira, Sacramento, Santa Izabel, Vista Alegre, Venda da Cruz e Zumbi.

“Este é um serviço de grande importância para essa parcela em situação de vulnerabilidade da nossa população. O Criança Feliz representa o fortalecimento de ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias", declara Luciana de Souza Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

O programa consiste em visitas domiciliares de educadores sociais que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O serviço é voltado para gestantes, crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único e suas famílias, além de crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias.

Fernanda Corrêa integra a equipe técnica de visitadores do território do Cras Arsenal. Para ela, o mais gratificante é poder acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados. 

Matérias Relacionadas