Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,5462 | Euro R$ 6,4097
Search

Inverno, que começa domingo, terá temperatura mais amena

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de junho de 2015 - 11:50

Mesmo sem frio, Renato disse que as vendas estão garantidas

Foto: Alex Ramos

O inverno começa, oficialmente, no próximo domingo, às 13h38. Mas os gonçalenses não precisarão tirar muitas roupas pesadas do armário. O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, afirma que o inverno terá temperaturas mais amenas, sem frio rigoroso. O motivo, segundo ele, é o domínio de fenômenos atmosféricos, que podem atrapalhar as chegadas de frentes frias.

De acordo com o especialista, o fenômeno El Niño favorece o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Para o mês de julho, estão previstos dois eventos de chuva e frio moderado. O mês de agosto será mais seco e quente. E terminando a estação, setembro terá pouca chuva e a temperatura fica mais alta. O fenômeno também vai determinar o que vai acontecer com a primavera e o verão de 2016.

“Estamos com um evento de El Niño e isso será o suficiente para mexer com as condições do nosso inverno. Esta situação é bem diferente do registrado, por exemplo, em 2010, 2011 e 2013, quando tivemos muitas massas polares avançando pelo centro-sul do Brasil. Nos últimos dois anos, a situação é exatamente oposta: o ano passado foi com um Pacífico Equatorial ligeiramente mais quente do que a média e, neste ano, estamos em El Niño (Pacífico Equatorial mais quente do que a média). Desta forma, podemos imaginar que o inverno deste ano não seja tão rigoroso”, explicou.

O inverno termina, oficialmente, às 5h20, do dia 23 de setembro.

Lojistas estão confiantes

Com as novas coleções em exposição, lojistas do Shopping Pátio Alcântara esperam aumento nas vendas com a chegada do inverno. “Estamos recebendo os novos casacos, jaquetas e blusas manga longa. A procura tem sido grande. Mesmo com pouco frio, os gonçalenses em geral gostam de estar bem vestidos. Vendemos casacos até mesmo no verão”, contou o gerente da loja South & Co, Renato Contagem.

Na Melli Elo, a gerente Roberta Gomes, quer vender todas as peças de inverno. “Mesmo sem frio, há procura”, contou.

Matérias Relacionadas