Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Grupos realizam ações sociais no Dia das Crianças

Eventos acontecerão em vários pontos de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de outubro de 2019 - 10:57
Eventos  acontecerão em vários pontos de São Gonçalo
Eventos acontecerão em vários pontos de São Gonçalo -

Daniela Scaffo 

No próximo dia 12, é comemorada a data que todos os pequeninos esperam: o Dia das Crianças. Nessa época, é comum que grupos se reúnam para realizar ações sociais com muitas brincadeiras e presentes. 

Em São Gonçalo, serão realizadas três ações desse tipo. Uma delas, está em sua terceira edição e vai acontecer no Mutondo, mais especificamente na Travessa Ramos, no Campo do Tatu, a partir de 12h. 

Segundo um dos organizadores do evento, o microeempreendedor na área de consultoria, Luiz Alexandre Silva dos Santos, de 24 anos, a ação nasceu com o objetivo de proporcionar  um dia diferente para as crianças que carecem de uma praça no bairro Mutondo e contam com pouquíssimo lazer na cidade.

"Infelizmente, no bairro Mutondo não há uma praça, e as crianças se divertem jogando bola nos campos do Jaime e Tatú. Foi observado a necessidade de um dia de lazer e a Cleia, esposa do seu Márcio, e o seu José, começaram anualmente a colocar um pula-pula e doar doces e brinquedos para os filhos dos seus clientes. A ação foi crescendo e em 2017 me pediram ajuda para que a festa anual tivesse um suporte maior e entrei na articulação de patrocínio e em busca de mais doações para atendermos a demanda de crianças presentes no evento", explicou Luiz Alexandre.

No dia do evento, o grupo espera receber cerca de 200 crianças. Além da distribuição de brinquedos, também serão realizados cortes de cabelo para crianças e muita diversão com o DJ Rogerinho do Querô e Pagode do Adame, ambos de São Gonçalo.

Itaoca: O grupo SOS Lixão de Itaóca também irá realizar uma ação voltada para o Dia das Crianças, dessa vez, no domingo, dia 13. A iniciativa nasceu há cerca de oito anos e mobiliza voluntários para ações em datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Crianças. A ação foi criada pelo fotógrafo Alex Ramos, que conheceu a situação do lixão e se sensibilizou pelo que viu entre as lentes das câmeras.

"Eu vi o sofrimento daquelas pessoas e tive a ideia de comprar brinquedos no Natal e tentamos amenizar o sofrimento deles de alguma forma. Falei com o pessoal do meu trabalho na época, arrecadamos dinheiro e fomos lá entregar para as crianças. Compartilhei as fotos no Orkut, que era a rede social usada em 2011, e na ação seguinte, recebemos ainda mais voluntários. Agora temos um grupo no Facebook e recebemos cada ano mais e mais pessoas", contou o fotógrafo.

O projeto não recebe nenhuma contribuição privada ou governamental, e mobiliza voluntários para ações de solidariedade aos moradores do entorno do Lixão de Itaoca, no Complexo do Salgueiro, que foi desativado em 2012. Dessa vez, o grupo, que tem mais de 300 voluntários, está recebendo alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e brinquedos.

"Pra mim, a missão do SOS é de acolhimento e apoio. Levamos ajuda através de alimentos, roupas, artigos de higiene, mas além disso levamos carinho, atenção  e amor aquela comunidade quase invisível para a maioria das pessoas, que desconhecem sua realidade tão difícil", contou uma das voluntárias, Rafaella Nepomuceno.

A enfermeira Raíssa Ribeiro, 34, também explica que, além dos objetos, o afeto que o grupo leva para as pessoas são importantes: "O meu objetivo é levar alegria para eles, deixá-los sempre satisfeitos, dar carinho, amor, acolhimento, que é algo muito importante para eles".

O ponto de encontro dos voluntários será às 7h, atrás do Trade Center, mais conhecido como Prédio do Relógio, em Alcântara. O segundo ponto de encontro fica na Praça de Itaúna.

Para saber mais sobre o projeto e como doar ou ser voluntário,https://www.facebook.com/soslixaodeitaoca/

Projeto Social Maria Vaz - Os voluntários desse projeto vão levar 70 crianças para um dia de festa em um grande salão festa para oferecer um dia especial para os pequeninos. Segundo o coordenador do projeto, Neemias Mendes, eles já conseguiram arrecadar cerca de 100 brinquedos e esperam conseguir ainda mais. 

Matérias Relacionadas