Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Missa celebra 60 anos do Colégio Dom Hélder Câmara

Casal fundador relembrou trajetória da Educação no município

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de outubro de 2019 - 15:26
Imagem ilustrativa da imagem Missa celebra 60 anos do Colégio Dom Hélder Câmara

Em homenagem aos 60 anos de história e um caminho de sucesso na educação da cidade de São Gonçalo, O Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara realizou, nesta quinta-feira (3), uma missa na Igreja Católica Santíssima Trindade, às 10h. Reunindo alunos, professores, diretores, o bispo Dom Luiz Antônio e o casal fundador da instituição, o momento foi regido por discursos emocionantes, relembrando todo o caminho percorrido até chegar aos 60 anos de existência.

O casal de professores, Marlene Salgado de Oliveira e Joaquim de Oliveira esteve presente na missa e, muito emocionados por poderem estar presente neste momento, falaram dos desafios que enfrentaram.

“O colégio foi um marco para a cidade, implementamos isso quando ninguém nem olhava para São Gonçalo como uma potência de educação. Essa aqui (disse apontando para sua esposa, Marlene, que estava ao seu lado) é a nossa magnífica reitora, ela é mais dona disso aqui do que eu mesmo, ela lutou junto comigo para fazer isso acontecer”, contou o professor fundador.

Joaquim de Oliveira também fez questão de relembrar que foi a escola de aplicação que deu o pontapé inicial para criar a universidade.

“Eu lembro que eu fui com o projeto da faculdade até Brasília, dirigindo, para conseguir a aprovação. Nós começamos de baixo e conseguimos fazer com que muita gente boa passasse pela gente”, conta ele que fundou a primeira instituição de ensino superior integrada.

A professora Marlene também dissertou sobre sua trajetória. “Eu comecei aos 15 anos e foi acreditando muito na educação e no projeto que seguimos firmes até aqui, após 60 anos”, disse a fundadora que aproveitou para agradecer a todos que ali estavam. “Obrigada pela presença dos alunos, professores e dos diretores da escola e da faculdade”, disse. 

Além da presença ilustre dos fundadores, o evento recebeu a atual diretora do colégio de aplicação, Suzana Barcelos. “Nós quisemos trazer a essência da escola para esse momento. A missa foi um pedido da professora Marlene. Teremos também um livro, produzido pelos alunos, contando sobre a história da instituição”, disse a diretora que tem sua história ligada à instituição desde 1981. Suzana estudou durante o ensino fundamental e fez graduação na escola e na Universidade Salgado de Oliveira.

Ao final, ela completou falando da missão da escola: “Retratar e valorizar a educação em todas faixas etárias”

Os diretores da Faculdade Universo, Daniele Melo , diretora de pós-graduação, Anderson Freire, diretor geral do campus em Niterói e o diretor administrativo Fábio Tavares, estavam na cerimônia participando do momento especial. 

A história - O Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara foi fundado no dia 12 de outubro de 1959 e, segundo a fundadora da escola Marlene, a data foi escolhida pois ela e seu marido queriam que a instituição estivesse sempre ligada à data da criança, para manter a valorização da educação.

Matérias Relacionadas